Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJorge, Marilourdes Rugere
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:32Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:32Z-
dc.date.issued2015-11-14
dc.identifier.citationJORGE, Marilourdes Rugere. A leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comum. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18888-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleA leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comumpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPara a realização deste estudo, objetivou-se averiguar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na sala de aula e quais práticas de leitura podem ser aplicadas no processo pedagógico a fim de facilitar e consolidar o aprendizado desses educandos. Como forma de enriquecer o presente trabalho, foi realizado um estudo com educadores e alunos da Escola de Educação Básica São José, situada no município de Treze Tílias/SC. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, técnicas de observação e entrevista, além da pesquisa de campo fundamentada na pesquisa bibliográfica. Constatou-se, ao final deste estudo, que a escola carece de estrutura física adequada; carece, também, de profissionais com capacitação para atender os alunos especiais, bem como a falta de ações pedagógicas que tirem esses alunos da condição de meros observadores das atividades de seus colegas, para que consigam aprender e participar de todo o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de
dc.contributor.referee3Matsuda, Alice Atsuko
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_07.pdf641,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.