Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jorge, Marilourdes Rugere | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | JORGE, Marilourdes Rugere. A leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comum. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18888 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.title | A leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comum | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para a realização deste estudo, objetivou-se averiguar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na sala de aula e quais práticas de leitura podem ser aplicadas no processo pedagógico a fim de facilitar e consolidar o aprendizado desses educandos. Como forma de enriquecer o presente trabalho, foi realizado um estudo com educadores e alunos da Escola de Educação Básica São José, situada no município de Treze Tílias/SC. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, técnicas de observação e entrevista, além da pesquisa de campo fundamentada na pesquisa bibliográfica. Constatou-se, ao final deste estudo, que a escola carece de estrutura física adequada; carece, também, de profissionais com capacitação para atender os alunos especiais, bem como a falta de ações pedagógicas que tirem esses alunos da condição de meros observadores das atividades de seus colegas, para que consigam aprender e participar de todo o processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee1 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee3 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_07.pdf | 641,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.