Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCesar, Juliana Oberbacher
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:31Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:31Z-
dc.date.issued2016-03-12
dc.identifier.citationCESAR, Juliana Oberbacher. A literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçaba. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18887-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura indígena - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Joaçaba (SC)pt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectIndian literature - Brasilpt_BR
dc.subjectMiddle school education - Joaçaba (SC)pt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.titleA literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçabapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico propõe uma abordagem da literatura indígena brasileira, apresenta as especificidades que a caracterizam como uma literatura extraocidental, seus principais escritores e o teor de seu discurso, bem como pretende vincular sua inserção em sala aula às aulas de Literatura para o Ensino Médio, objetivando atender ao disposto na Lei nº 11.645/08 que determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena” em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras. O embasamento legal está pautado em arquivos oficiais publicados pelo Ministério da Educação. O tipo de pesquisa adotado para este trabalho acadêmico foi o de pesquisa exploratória, pois se baseou em pesquisas bibliográficas realizadas em livros e sites concernentes à temática, bem como através da pesquisa qualitativa de natureza aplicada dirigida aos professores da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio das escolas públicas estaduais da microrregião de Joaçaba. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, devido a um grande silenciamento por parte dos professores e as instituições contatadas para a realização da pesquisa, o que demonstra aliado a um excerto em nota de rodapé encontrado na Proposta Curricular de Santa Catarina que a Lei nº 11.645/08 ainda exige grandes esforços para sua implantação no Estado, inclui-se aqui em especial, a microrregião de Joaçaba.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee3Matsuda, Alice Atsuko
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_06.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.