Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cesar, Carlos Henrique Oberbacher | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-14 | |
dc.identifier.citation | CESAR, Carlos Henrique Oberbacher. O ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Joaçaba (SC) | pt_BR |
dc.subject | African literature | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Schools - Joaçaba (SC) | pt_BR |
dc.title | O ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos profissionais da educação e aos estudiosos da área a importância do ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura na desconstrução de uma visão imperante sobre o continente africano como “exótico” e repleto de doenças, guerras e pobreza. Nesse trabalho será abordado no aspecto teórico, um histórico das conquistas e reconhecimentos do Estado á população negra e sobre ensino da história e cultura africana no Brasil e em Santa Catarina. Na parte prática uma pesquisa realizada com professores de ensino médio de escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC sobre o impacto da Lei 10.639/2003 - que institui como obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares- em suas aulas. Mesmo registrando uma baixa adesão dos professores e escolas, foi possível identificar as carências que dificultam e, as vezes, impedem o cumprimento da referida lei na região. É importante destacar que a partir da redemocratização do país, os órgãos executivos e legislativos voltaram seus olhares para a população negra e seus direitos na sociedade. Mas foi a partir do ano de 2003 que o Estado Brasileiro tomou medidas incisivas para o combate a discriminação étnico-racial garantindo direitos em lei e criando órgão para a promoção da igualdade racial. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.contributor.referee1 | Cantarin, Márcio Matiassi | |
dc.contributor.referee2 | Zago, Leandro | |
dc.contributor.referee3 | Matsuda, Alice Atsuko | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_03.pdf | 637,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.