Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCesar, Carlos Henrique Oberbacher
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:23Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:23Z-
dc.date.issued2015-11-14
dc.identifier.citationCESAR, Carlos Henrique Oberbacher. O ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEscolas - Joaçaba (SC)pt_BR
dc.subjectAfrican literaturept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectSchools - Joaçaba (SC)pt_BR
dc.titleO ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SCpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade apresentar aos profissionais da educação e aos estudiosos da área a importância do ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura na desconstrução de uma visão imperante sobre o continente africano como “exótico” e repleto de doenças, guerras e pobreza. Nesse trabalho será abordado no aspecto teórico, um histórico das conquistas e reconhecimentos do Estado á população negra e sobre ensino da história e cultura africana no Brasil e em Santa Catarina. Na parte prática uma pesquisa realizada com professores de ensino médio de escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC sobre o impacto da Lei 10.639/2003 - que institui como obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares- em suas aulas. Mesmo registrando uma baixa adesão dos professores e escolas, foi possível identificar as carências que dificultam e, as vezes, impedem o cumprimento da referida lei na região. É importante destacar que a partir da redemocratização do país, os órgãos executivos e legislativos voltaram seus olhares para a população negra e seus direitos na sociedade. Mas foi a partir do ano de 2003 que o Estado Brasileiro tomou medidas incisivas para o combate a discriminação étnico-racial garantindo direitos em lei e criando órgão para a promoção da igualdade racial.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee1Cantarin, Márcio Matiassi
dc.contributor.referee2Zago, Leandro
dc.contributor.referee3Matsuda, Alice Atsuko
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IT_2016_03.pdf637,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.