Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luciana Aparecida da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:04Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:04Z-
dc.date.issued2015-12-12
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectWriting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleO desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramentopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee2Nunes, Paula Ávila
dc.contributor.referee3Polese, Edna da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_09.pdf527,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.