Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Izabel Cristina Macedo
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:41Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:41Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationAMARAL, Izabel Cristina Macedo. Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854-
dc.description.abstractThis research focuses on understanding the reason for the fall in interest in literary reading from elementary school II, presenting data on the reader performance of Brazilian students, drawing the reader profile of students from some municipal schools of the São Mateus’s Regional Board of Education , located in the city of São Paulo, and raising some strategies employed by teachers. In addition, there is a comparison between current pedagogical practices and the proposals of literary literacy and reading mediation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura - Mediçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading - Measurementpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleMediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor críticopt_BR
dc.title.alternativeMediation of reading and literary literacy: a path in the search for the formation of the critical readerpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se concentra em compreender o porquê da queda do interesse pela leitura literária a partir do Ensino Fundamental II, apresentando dados concretos de como está o desempenho leitor dos estudantes brasileiros, traçando o perfil leitor de alunos de algumas escolas municipais da Diretoria de Ensino de São Mateus, localizada na cidade de São Paulo, e levantando algumas estratégias empregadas pelos docentes. Além disso, há a comparação entre as práticas pedagógicas atuais e as propostas do letramento literário e da mediação de leitura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee2Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_12.pdf828,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.