Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Izabel Cristina Macedo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-04 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Izabel Cristina Macedo. Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854 | - |
dc.description.abstract | This research focuses on understanding the reason for the fall in interest in literary reading from elementary school II, presenting data on the reader performance of Brazilian students, drawing the reader profile of students from some municipal schools of the São Mateus’s Regional Board of Education , located in the city of São Paulo, and raising some strategies employed by teachers. In addition, there is a comparison between current pedagogical practices and the proposals of literary literacy and reading mediation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Medição | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Reading - Measurement | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.title | Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediation of reading and literary literacy: a path in the search for the formation of the critical reader | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se concentra em compreender o porquê da queda do interesse pela leitura literária a partir do Ensino Fundamental II, apresentando dados concretos de como está o desempenho leitor dos estudantes brasileiros, traçando o perfil leitor de alunos de algumas escolas municipais da Diretoria de Ensino de São Mateus, localizada na cidade de São Paulo, e levantando algumas estratégias empregadas pelos docentes. Além disso, há a comparação entre as práticas pedagógicas atuais e as propostas do letramento literário e da mediação de leitura. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Catelão, Evandro de Melo | |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLD_2_2018_12.pdf | 828,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.