Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Baptista, Sandra Regina Escorcio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:40:19Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:40:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-05 | |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Sandra Regina Escorcio. A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta?. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18832 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e internet | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Language and the Internet | pt_BR |
dc.subject | Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguistics | pt_BR |
dc.title | A linguagem virtual no âmbito escolar: apropriar-se ou não desta ferramenta? | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A linguagem virtual, ou internetês, como cientificamente é denominada, está a cada dia mais vinculada a vida dos jovens e adolescentes. As instituições educacionais e os professores possuem opiniões divergentes com relação a sua inserção ou não ao âmbito escolar. Estudos evidenciam que a linguagem padrão em contexto escolar é muito pouco influenciada pela linguagem virtual, demonstrando que os indivíduos que fazem parte deste processo de letramento sabem exatamente quando, como, com quem e em que contexto utilizá-las. Buscando angariar dados contundentes através de pesquisa bibliográfica dos mais renomados autores, este artigo tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a importância da inserção da linguagem virtual às aulas de Língua Portuguesa, relacionando a linguagem “teclada” em âmbito digital a um novo gênero textual bem mais permissivo e flexível do que a linguagem padrão da Língua Portuguesa. Uma vez que a formação do educando deve ser integral e contemplar as mais diversas esferas sociolinguísticas, ampliando seu universo cognitivo, através das bibliografias de referência, chega-se a conclusão de que a linguagem digital deve ser contemplada e inserida no âmbito escolar como variante linguística atual e que seu estudo seja difundido amplamente, objetivando o letramento digital do indivíduo que está em processo de formação e que utiliza o contexto virtual até mesmo como subsídio interacional. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fagundes, Edson Domingos | |
dc.contributor.referee1 | Fagundes, Edson Domingos | |
dc.contributor.referee2 | Muniz, Maria Ieda Almeida | |
dc.contributor.referee3 | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IO_2015_08.pdf | 513,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.