Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMio Dal Pai, Leonardo Rafael
dc.date.accessioned2020-11-23T12:02:27Z-
dc.date.available2020-11-23T12:02:27Z-
dc.date.issued2012-10-26
dc.identifier.citationMIO DAL PAI, Leonardo Rafael. Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724-
dc.description.abstractThe high cost of the rail transport maintenance can be split into the permanent way cost and the rolling stock. This last one, represented in Brazil for the diesel-electric locomotives, the item more expensive is the diesel engine. The impact of this component maintenance results in high costs of rail operation and maintenance which decrease the profits and spoil the expansion of this type of transportation. The objective of this project is to realize a technological field research with alternatives of maintenance strategy comparing, by the LCC methodology, which one is the less expensive and more operationally viable. The result was a combination of preventive maintenance and a dimensioned stock of the components.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectLocomotivas dieselpt_BR
dc.subjectFerrovias - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectDiesel locomotivespt_BR
dc.subjectRailroads - Maintenance and repairpt_BR
dc.titleEstudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotivapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO alto custo de manutenção no transporte ferroviário pode ser dividido em custo da via permanente e custo do material rodante e de tração. Nesse último, representado no Brasil pelas locomotivas diesel-elétricas, o item com maior custo de manutenção é o motor diesel. O impacto da manutenção desse componente e pela idade avançada de algumas locomotivas acarreta em altos custos de operação e de manutenção que diminuem os lucros das operadoras ferroviárias e inviabilizam a expansão do modal. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa tecnológica exploratória de campo com alternativas de estratégia de manutenção que compare, pela metodologia do LCC, qual é a mais barata e mais viável operacionalmente, e cujo resultado foi o uso combinado de manutenção preventiva e estoque dimensionado dos componentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rigoni, Emerson
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrotécnicapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia da Confiabilidadept_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECAM_I_2011_12.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.