Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mio Dal Pai, Leonardo Rafael | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T12:02:27Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T12:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-26 | |
dc.identifier.citation | MIO DAL PAI, Leonardo Rafael. Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724 | - |
dc.description.abstract | The high cost of the rail transport maintenance can be split into the permanent way cost and the rolling stock. This last one, represented in Brazil for the diesel-electric locomotives, the item more expensive is the diesel engine. The impact of this component maintenance results in high costs of rail operation and maintenance which decrease the profits and spoil the expansion of this type of transportation. The objective of this project is to realize a technological field research with alternatives of maintenance strategy comparing, by the LCC methodology, which one is the less expensive and more operationally viable. The result was a combination of preventive maintenance and a dimensioned stock of the components. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Motores a diesel | pt_BR |
dc.subject | Locomotivas diesel | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Diesel motor | pt_BR |
dc.subject | Diesel locomotives | pt_BR |
dc.subject | Railroads - Maintenance and repair | pt_BR |
dc.title | Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O alto custo de manutenção no transporte ferroviário pode ser dividido em custo da via permanente e custo do material rodante e de tração. Nesse último, representado no Brasil pelas locomotivas diesel-elétricas, o item com maior custo de manutenção é o motor diesel. O impacto da manutenção desse componente e pela idade avançada de algumas locomotivas acarreta em altos custos de operação e de manutenção que diminuem os lucros das operadoras ferroviárias e inviabilizam a expansão do modal. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa tecnológica exploratória de campo com alternativas de estratégia de manutenção que compare, pela metodologia do LCC, qual é a mais barata e mais viável operacionalmente, e cujo resultado foi o uso combinado de manutenção preventiva e estoque dimensionado dos componentes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rigoni, Emerson | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Eletrotécnica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia da Confiabilidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia da Confiabilidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CECAM_I_2011_12.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.