Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomaz, Junio Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-23T11:57:27Z-
dc.date.available2020-11-23T11:57:27Z-
dc.date.issued2017-11-03
dc.identifier.citationTOMAZ, Junio Fernandes. Dimensionamento de estoques de peças de reposição com uso de simulação de Monte Carlo. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18614-
dc.description.abstractThe adoption of a correct spare parts inventory management policy MRO (maintenance, repair and operation), can bring several benefits to the companies, such as assets availability increase and operational costs reduction. Current techniques of inventory sizing do not take into account the individual characteristics of this type of parts, which are, low or very low turnover, high lead time and high cost, not presenting a demand in the normally distributed response time. For this type of inventory the great organizations challenge is the definition of how much to order, when to order and how many to keep in stock. This work proposes a model for spare parts sizing, whose objective is to find the best relation between the number of parts in stock and the assets availability at lowest final cost. The study includes the collection and analysis of historical data from time to failure, time to repair and time to replacement of each piece studied individually in order to model the probability distributions that will represent these characteristics. The study was applied at ArcelorMittal Vega, a large steel company located in the south of country. The model applied in this work uses reliability and simulation tools with software by the Monte Carlo method that can be applied to any probability distribution. The proposed model is applied in two spare parts, one electrical and one mechanical type. This method was adherent to the proposed objective and effective on definition of spare parts number in stock, being easy to apply and understand. The simulation results are shown at the end of this study and a comparison is made with the current stock of these spare parts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConfiabilidade (Engenharia)pt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectMonte Carlo, Método dept_BR
dc.subjectCusto industrialpt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectReliability (Engineering)pt_BR
dc.subjectInventory controlpt_BR
dc.subjectMonte Carlo methodpt_BR
dc.subjectCosts, Industrialpt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectProduct life ciclept_BR
dc.titleDimensionamento de estoques de peças de reposição com uso de simulação de Monte Carlopt_BR
dc.title.alternativeSpare parts stock sizing using Monte Carlo simulationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA adoção de uma política correta para o gerenciamento do estoque de peças de reposição MRO (manutenção, reparo e operação), pode trazer vários benefícios para as empresas, como o aumento da disponibilidade dos seus ativos e a redução de custos operacionais. As técnicas atuais de dimensionamento de estoques não levam em consideração as características individuais deste tipo de peças, que são o baixo ou baixíssimo giro, alto tempo de reposição e alto custo, não apresentando uma demanda no tempo de resposta normalmente distribuída. Para este tipo de estoque o grande desafio das organizações é a definição de quanto pedir, quando pedir e quanto manter em estoque. Este trabalho propõe um modelo para o dimensionamento de peças de reposição, onde seu objetivo é encontrar a melhor relação entre o número de peças em estoque e a disponibilidade dos ativos ao menor custo final. O estudo contempla o levantamento e análise de dados históricos dos tempos até a falha, tempos de reparo e tempo de reposição de cada peça estudada individualmente, para o modelamento das distribuições de probabilidade que representarão estas características. O estudo foi aplicado na ArcelorMittal Vega, que é uma empresa do ramo siderúrgico de grande porte localizada no sul do país. O modelo abordado neste trabalho utiliza ferramentas de confiabilidade e simulação com software pelo método de Monte Carlo, que pode ser aplicado a qualquer distribuição de probabilidade. O modelo proposto é aplicado em duas peças de reposição, sendo uma de natureza elétrica e outra de natureza mecânica. Este recurso se mostrou aderente e eficaz ao objetivo proposto, na definição do estoque de peças de reposição e sendo de fácil aplicação e compreensão. Os resultados obtidos com a simulação são mostrados no final deste estudo, e uma comparação com o estoque atual destas peças é realizada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcelo
dc.contributor.advisor-co1Rigoni, Emerson
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marcelo
dc.contributor.referee2Mariano, Carlos Henrique
dc.contributor.referee3Rigoni, Emerson
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Confiabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_2016_8.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.