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dc.creatorKulik, Ana Carolina
dc.date.accessioned2020-11-23T11:24:54Z-
dc.date.available2020-11-23T11:24:54Z-
dc.date.issued2018-05-17
dc.identifier.citationKULIK, Ana Carolina. Estudo de eficiência energética e retorno de investimento para o uso de um veículo elétrico em conjunto com um sistema fotovoltaico instalado em Curitiba. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Eficiência Energética) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18478-
dc.description.abstractThis monograph presents the analysis in terms of efficiency energy and financial - payback - of the Grid-connected photovoltaic system installed in a residence in Curitiba, followed by the comparative analysis of this result, now considering the owner of the residence using part of the accumulated energy in the form of credits for loading the batteries of an electric vehicle for his locomotion. The return on investment analysis was made with the actual database made available by the owner from February 2016 until February 2018. The results achieved are quite significant. In addition, to generating power directly in the unit where it is consumed - thus allowing the government to reduce investments in generation, transmission and distribution of energy - the owner generates energy from a renewable source: the sun. Once the SFCR is installed, the owner is saving about R $ 1,490 per year. Considering only the installation of SFCR, the calculated payback is more than 14 years. With the use of part of the energy generated to charge an electric car, the results achieved are quite expressive. By failing to use the current combustion car and moving around with the electric vehicle, the owner, in addition to using a totally carbon-free technology, achieves an extra-annual savings of $ 7,300.00, reducing the payback of the system for just over two years (approximately 700% reduction). It is undeniable that energy and economic alternatives such as those presented in this study are necessary for a sustainable future. In Brazil, unfortunately the incentive to these alternatives is deficient and therefore, studies such as those presented in this analysis are so important to promote knowledge in the subject and disseminate it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power systemspt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.titleEstudo de eficiência energética e retorno de investimento para o uso de um veículo elétrico em conjunto com um sistema fotovoltaico instalado em Curitibapt_BR
dc.title.alternativeStudy of energy efficiency and return on investment for the use of an electric vehicle with a photovoltaic system installed in Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEssa monografia apresenta a análise em termos de eficiência energética e financeira – payback – do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) instalado em uma residência em Curitiba, seguida da análise comparativa deste resultado, considerando agora o proprietário da residência utilizando parte da energia acumulada na forma de créditos para o carregamento das baterias de um veículo elétrico para sua locomoção. A análise do retorno do investimento foi feita com a base de dados real disponibilizada pelo proprietário de Fevereiro de 2016 até Fevereiro de 2018. Os resultados alcançados com o estudo são bastante significativos. Além de gerar energia diretamente na unidade onde ela é consumida – permitindo assim, ao governo reduzir investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia – o proprietário gera energia a partir de uma fonte renovável: o sol. Assim que o SFCR é instalado, o proprietário passa a economizar cerca de R$1.490,00 ao ano. Considerando apenas a instalação do SFCR, o payback calculado é de mais de 14 anos. Com a utilização de parte da energia gerada para carregar um carro elétrico, os resultados alcançados são bem expressivos. Ao deixar de utilizar o carro atual à combustão e passar a se locomover com o veículo elétrico, o proprietário, além de utilizar uma tecnologia totalmente livre de carbono, alcança uma economia extra-anual de R$ 7.300,00, reduzindo o payback do sistema para pouco mais de dois anos (aproximadamente 700% de redução). É inegável que alternativas energéticas e econômicas como as apresentadas nesse estudo são necessárias para um futuro sustentável. No Brasil, infelizmente o incentivo a essas alternativas é deficitário e por isso, estudos como os apresentados nessa análise são tão importantes para promover conhecimento no assunto e disseminá-lo.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.degree.programEficiência Energética
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Urbanetz Junior, Jair
dc.contributor.referee1Betini, Roberto Cesar
dc.contributor.referee2Urbanetz Junior, Jair
dc.contributor.referee3Mariano, Juliana D'Angela
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Eficiência Energéticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Eficiência Energética

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