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dc.creatorSgoda, Cleverson-
dc.date.accessioned2016-11-24T18:31:17Z-
dc.date.available2016-11-24T18:31:17Z-
dc.date.issued2016-04-28-
dc.identifier.citationSGODA, Cleverson. Arquitetura de bibliotecas universitárias: diretrizes de projeto para edifícios mais sustentáveis. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1845-
dc.description.abstractThe concept of sustainable development has been widely discussed in many sectors of society, aiming an integrated and comprehensive vision of improvements and solutions for the growing environmental, social and economic problems. As a result, professionals, working with projects in higher education institutions, have been discussing the inclusion of practices that minimize the impact caused by the construction of their own libraries, especially when it is necessary to establish a connection between the edification, the occupant health and the quality of performed activities. In this regard, the environmental assessment systems have been widespread in Brazil and through those we seek to raise awareness related to the environmental impact made by the buildings during the stages of planning, construction and operation. However, what incorporate as practices aimed at sustainability in university libraries Projects? To answer this, it was made a literature review to find the concepts inherent to the university libraries theme, as well as was analyzed projects within the area in question with greater sustainability features. Also, the current sustainability criteria presented in the evaluation systems were analyzed, among which were detailed LEED, AQUA-HQE and PBE-Edifica. Through this analysis we identified the parameters used in a way to assist in a proposition of sustainability guidelines and using a survey applied to the library users of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), we sought a deepening of the issues that imply the quality of these spaces by checking the incorporation of sustainability criteria as well as the variables that are part of the project process. Ultimately, through the ideas presented throughout the work, along with the study of conditions, we came to the proposition of guidelines for incorporating sustainability concepts in planning and architecture projects of university libraries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBibliotecas universitárias - Brasilpt_BR
dc.subjectBibliotecas (Edifícios)pt_BR
dc.subjectArquitetura - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectArquitetura sustentávelpt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectDesenho arquitetônicopt_BR
dc.subjectEdifícios sustentáveispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAcademic libraries - Brazilpt_BR
dc.subjectLibrary buildingspt_BR
dc.subjectArchitecture - Designs and planspt_BR
dc.subjectSustainable architecturept_BR
dc.subjectArchitectural designpt_BR
dc.subjectArchitectural drawingpt_BR
dc.subjectSustainable buildingspt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleArquitetura de bibliotecas universitárias: diretrizes de projeto para edifícios mais sustentáveispt_BR
dc.title.alternativeArchitecture of university libraries: project guidelines for more sustainable buildingspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conceito de desenvolvimento sustentável tem sido discutido nos setores da sociedade, buscando uma visão abrangente e integrada das melhorias e soluções para os crescentes problemas ambientais, sociais e econômicos. Como resultado, profissionais envolvidos com projetos de instituições de ensino superior vêm discutindo a inserção de práticas que minimizem os impactos gerados por suas construções de bibliotecas, principalmente quando é necessário estabelecer uma relação entre o edifício, a saúde dos ocupantes e a qualidade das atividades desempenhadas. Nesse sentido os sistemas de avaliação ambiental vêm sendo difundidos no Brasil, e por meio desses procura-se a conscientização quanto aos impactos ambientais gerados pelos edifícios durante as fases de planejamento, construção e operação. No entanto, o que incorporar como práticas que visem à sustentabilidade em projetos de bibliotecas universitárias? Para responder a esse questionamento, este trabalho utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos considerados inerentes ao tema, assim como análise de projetos dentro da área em questão com princípios de sustentabilidade. Igualmente, foram estudados os critérios atuais presentes nos sistemas de avaliação ambiental, dentre os quais foram aprofundados o LEED, o AQUA - HQE e o PBE - Edifica. Através dessa análise, foram identificados os parâmetros utilizados de maneira que auxiliassem na proposição de diretrizes e, por meio de questionário aplicado aos usuários das bibliotecas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), buscou-se um aprofundamento das questões que implicam a qualidade desses espaços, verificando a incorporação de critérios, bem como as variáveis que fazem parte do processo de projeto. Finalmente, através dos conceitos apresentados ao longo do trabalho e do estudo das condicionantes, chegou-se à proposição das diretrizes, as quais visam orientar os arquitetos a incorporar os conceitos de sustentabilidade no planejamento e projetos de arquiteturas de bibliotecas universitárias.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482607399035665pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.referee2Schmid, Aloísio Leoni-
dc.contributor.referee3Romano, Cezar Augusto Romano-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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