Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Estevam, Joelma Zambão | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T15:32:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T15:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-14 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVAM, Joelma Zambão. Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social. 2016. 287 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1801 | - |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on the strategies and mediation used by Oscar Niemeyer and Museum of contemporary art, in Curitiba, and Pinacoteca and Museum of modern art of São Paulo, to approximate audience of art. Recognizes that the gap between the two and that is reflected in the low visitation to art museums is the result of social control technologies historically elaborate and maintained to keep track of who has economic power over others , are people , as in the case of artistic appreciation, or countries, such as what happens with technology.It also presents some possibilities of subversion of this control , which occur especially because the human being creative and interpretive. Finally, it notes that the work carried out by the educational sectors of museums to attract different audiences is very relevant institutions and committed. With regard to teaching materials prepared and distributed to visitors, however, the need for some adjustments so that they communicate better with visitors and contribute, in fact, to deconstruct the idea of the Museum as an elite space and available only to a few privileged. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Museus de arte - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Poder (Ciências sociais) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Arte - Apreciação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Art museums - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Art and technology | pt_BR |
dc.subject | Power (Social sciences) | pt_BR |
dc.subject | Technology - Social aspects | pt_BR |
dc.subject | Art appreciation | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social | pt_BR |
dc.title.alternative | Art museum, education: a necessary integration in overcoming the social control technologies | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as estratégias e mediações utilizadas pelos museus Oscar Niemeyer e de Arte Contemporânea, em Curitiba, e Pinacoteca e Museu de Arte Moderna de São Paulo, para aproximar o público da arte. Reconhece que o hiato existente entre ambos e que se reflete na baixa visitação aos museus de arte é resultado de construções ideológicas dominantes – as tecnologias de controle social – construídas historicamente para manter o controle de quem possui o poder econômico sobre os demais, sejam pessoas, como no caso da apreciação artística, ou países, como o que acontece com a tecnologia. Apresenta também algumas possibilidades de subversão deste controle, que ocorrem especialmente pelo fato de o ser humano ser criativo e interpretativo. Por fim, observa que o trabalho realizado pelos setores educativos dos museus para atrair diferentes públicos às instituições é bastante relevante e comprometido. Em relação aos materiais didáticos elaborados e distribuídos aos visitantes, entretanto, constatou-se a necessidade de alguns ajustes para que estes se comuniquem melhor com os visitantes e contribuam, de fato, para desconstruir a ideia de museu como um espaço elitizado e disponível apenas a alguns poucos privilegiados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154284309071641 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hernandez, Adriane | - |
dc.contributor.referee2 | Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte | - |
dc.contributor.referee3 | Mikosz, José Eliézer | - |
dc.contributor.referee4 | Silveira, Luciana Martha | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_D_Estevam, Joelma Zambão_2016.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.