Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTiossi, Paulo Cesar
dc.date.accessioned2020-11-20T19:37:16Z-
dc.date.available2020-11-20T19:37:16Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationTIOSSI, Paulo Cesar. Análise do nível de estresse em trabalhadores de um call center da região de Curitiba. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17444-
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate and analyze the stress level of workers in a call center in Curitiba, state of Paraná. In order to evaluate the data, the standardized test “Stress Symptoms Survey” from São Paulo Psychological Stress Control Center was electronically distributed to the workers. The test is divided into stages according to the level of stress (alert, resistance and exhaustion). In consonance the result to be considered positive, the worker must answer "yes" to a minimum number of questions, with seven questions or more in the alert phase, four or more in the resistance phase and nine or more responses in the exhaustion phase. It was concluded that 48% of the interviewees are in the early stage of stress (alert), 79.62% in phase 02 (resistance) and 44.44% presented a positive result for phase 03 (exhaustion). Among the most common symptoms, muscle tension and constant fatigue are the most commonly reported. Preventive and control solutions were proposed, such as psychological counseling within the company, as well as workout techniques, which may result in higher quality of life for telemarketing operators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOperadores de telemarketing - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.subjectTestespt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalho - Doençaspt_BR
dc.subjectCall center agents - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectStress (Psychology)pt_BR
dc.subjectTestingpt_BR
dc.subjectWork environment - Diseasespt_BR
dc.titleAnálise do nível de estresse em trabalhadores de um call center da região de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeStress level analysis of a call center in Curitibapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi avaliar e analisar o nível de estresse de trabalhadores de um call center da região de Curitiba-PR. Para a avaliação dos dados foi utilizado o Levantamento de Sintomas de Estresse, do Centro Psicológico de Controle de Estresse de São Paulo, distribuído de forma eletrônica. O teste é dividido em três etapas de acordo com o nível de estresse (alerta, resistência e exaustão). Para que o resultado seja positivo, o indivíduo deve responder “sim” para um número mínimo de questões, sendo sete questões ou mais na fase de alerta, quatro ou mais na fase de resistência e nove ou mais respostas na fase de exaustão. Conclui-se que 48% dos entrevistados encontram-se em fase inicial de estresse (alerta), 79,62% a fase 02 (resistência) e 44,44% apresentaram resultado positivo para a fase 03 (exaustão). Entre os sintomas mais comuns, tensão muscular e sensação de desgaste físico constante são os mais relatados. Foram propostas soluções de prevenção e controle, como o acompanhamento psicológico dentro da empresa, assim como técnicas de ginástica laboral, soluções estas que podem resultar em maior qualidade de vida aos teleatendentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee1Catai, Rodrigo Eduardo
dc.contributor.referee2Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXVI_2018_40.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.