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dc.creatorGranemann, Luciana Brandão
dc.date.accessioned2020-11-20T17:39:52Z-
dc.date.available2020-11-20T17:39:52Z-
dc.date.issued2016-04-26
dc.identifier.citationGRANEMANN, Luciana Brandão. Construções sonoras: a espacialização do som na arte de Paulo Nenflidio. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17054-
dc.description.abstractThis paper aims to study the work of Paul Nenflidio, starting with the work entitled Música dos ventos, which takes place as an interface, building a connection between the man and the place through sound. The study also aims to investigate how Nenflidio’s works bring a line of thinking that walks between art and science, therefore making him a hybrid artist. It seems indispensable to appreciate him in the notion of Soundscape, through the concept created by R. Murray Schafer. This study aims to rebuilt the relationship between the object and the embodied space where happens these sound experiences in a futuristic designed structure and simultaneously with presentation of memories. The space materializes itself in a border relation, which is a different review of what has already been seen. The research brings a study of these interfaces between sound and space. It enters the universe of the artist who, in addition to training in visual arts, also has knowledge in electronics. This paper brings to focus some works of Paul Nenflidio as a visual artist and, more precisely, the sound works where the presence of his knowledge in electronics is clearly noticeable. The paper also aims to understand the different languages applied by the artist in his works, where objects are transformed into something different. It verifies within the hybridity concept where these inserts, in certain times invisible and other times impactful, open the possibilities in the perception of those traveling in space. It places the artist’s work in the art-historical context, inheritor of experiments in kinetic art and mechanics history of automata and its consequences regarding movement and sound sculpture, as it may be framed in a sound or visual context. This research is justified by the lack of scientific publications about the artist's work, as well as the possibility of a interpretation of the work in the light of theoretical and historical elements related to sculpture in the expanded field of Rosalind Krauss, regarding the kinetic art and the history of automatons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEscultura - SonsSpt_BR
dc.subjectArte e ciênciapt_BR
dc.subjectKrauss, Rosalind E., 1940-pt_BR
dc.subjectSchafer, R. Murray, 1933-pt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectculpture - Soundspt_BR
dc.subjectArt and sciencept_BR
dc.titleConstruções sonoras: a espacialização do som na arte de Paulo Nenflidiopt_BR
dc.title.alternativeSound sculptures: spacialization of the sound in Paulo Nenflidio’s artpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe um estudo sobre as obras do artista Paulo Nenflidio, a começar pela obra intitulada Música dos ventos, que serve como interface, fazendo a conexão entre o homem e o lugar por meio do som. O estudo ainda se interessa em investigar como as obras desse autor trazem uma linha de pensamento que passeia entre a arte e a ciência, tornando-o assim um artista híbrido. Parece simplesmente imprescindível apreciá-lo no âmbito da noção de campo expandido, de Rosalind Krauss. Este estudo almeja refrescar a relação entre objeto e espaço corporificados, em que acontecem essas experiências sonoras, em uma estrutura de design futurista e algumas ainda com apresentação de memórias. O espaço se materializa em uma fronteira de relações, que faz rever de forma diferente o que já foi visto. A pesquisa traz o estudo destas interfaces da obra entre som e espaço e adentra nesse universo do artista, que além de ter formação em Artes Visuais, dispõe também de conhecimento em eletrônica. Traz também para estudo determinadas obras de Paulo Nenflidio como artista visual e, mais precisamente, as obras sonoras nas quais a presença de seu conhecimento em eletrônica é bastante evidente. Este estudo ainda procura compreender as diferentes linguagens aplicadas pelo artista nestas obras, em que os objetos são transformados em outra coisa, e verifica dentro do conceito de hibridismo como essas inserções, ora invisíveis, ora impactantes, abrem as possibilidades no olhar de quem circula no espaço. Insere a obra do artista no contexto histórico-artístico herdeiro das experiências em arte cinética e na história da mecânica dos autômatos e seus desdobramentos para o movimento e o som na escultura, quiçá passível de ser enquadrada em uma moldura sonora ou visual. Esta pesquisa justifica-se pela ausência de publicações científicas a respeito da obra do artista, assim como pela hipótese de uma leitura da obra à luz de elementos teóricos e históricos relacionados à escultura no campo expandido de Rosalind Krauss, à paisagem sonora, conceito formulado por R. Murray Schafer, à arte cinética e à história dos autômatos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lydio Roberto
dc.contributor.referee1Silva, Lydio Roberto
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Porto Alegre, Laíze Márcia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Artes Híbridaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
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