Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Vinicius Cornelsen da
dc.date.accessioned2020-11-20T17:39:28Z-
dc.date.available2020-11-20T17:39:28Z-
dc.date.issued2019-05-15
dc.identifier.citationCOSTA, Vinicius Cornelsen da. Dante Alighieri e Gustavo Doré: diálogos entre literatura e artes visuais nos cantos XIII e XXI do Inferno. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17031-
dc.description.abstractThe present article draws a semiotic analytical parallel based on Martine Joly's book "Introduction to the Analysis of Image", in a specific cut between Dante Alighieri's work, the book "Inferno" and Gustave Doré, which later produced illustrations for the work of Alighieri. Living in completely different periods, artists connect through creating a third artistic language, summing the two works into one, transforming the reader into an observer and producing a third product in his mind. Dante's posthumous work was the first great work produced by Doré. For this article, we will begin with an introduction about the lives of artists, for the contextualization of the reader, followed by the works of each one. Afterwards there is an analysis of chants XIII and XXI, drawing a parallel between the text translated into Brazilian Portuguese by Editora 34 and Doré's etchings used in the illustrations of the chants in the book "Dante's Inferno" published by Cassell, Peter Galpin & Co. in New York.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDante Alighieri, 1265-1321pt_BR
dc.subjectDoré, Gustave, 1832-1883pt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleDante Alighieri e Gustavo Doré: diálogos entre literatura e artes visuais nos cantos XIII e XXI do Infernopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traça um paralelo analítico semiótico com base no livro "Introdução à análise da imagem" de Martine Joly, em um recorte específico entre a obra de Dante Alighieri, o livro "Inferno" e Gustave Doré, que tempos depois produziu ilustrações para a obra de Alighieri. Vivendo épocas completamente diferentes, os artistas se conectam criando uma terceira linguagem artística, somando as duas obras em uma só, transformando o leitor também em observador produzindo assim um terceiro produto em sua mente. Póstuma a Dante essa obra foi o primeiro grande trabalho reconhecido produzido por Doré. Para o seguinte trabalho, começaremos com um introdução sobre a vida dos artistas, para a contextualização do leitor na época e nos feitos de cada um. E após isso a análise dos cantos XIII e XXI, traçando um paralelo entre o texto traduzido para o português brasileiro pela Editora 34 e as gravuras de Doré usadas nas ilustrações dos cantos no livro "Dante's Inferno" publicado pela Cassell, Peter Galpin & Co. em Nova Iorque.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Landal, Simone
dc.contributor.referee1Landal, Simone
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael
dc.contributor.referee3Liu, Eunice
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Artes Híbridaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Artes Híbridas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEART_III_2019_15.pdf11,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.