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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16802
Título: | Desenvolvimento da ferramenta AMA: avaliador múltiplo de acessibilidade de páginas web |
Título(s) alternativo(s): | Development of the MAV tool: multiple web accessibility validator |
Autor(es): | Araújo, Lucas Migliorini de |
Orientador(es): | Ranthum, Geraldo |
Palavras-chave: | Projeto de acessibilidade Sites da Web - Projetos Interfaces (Computadores) Interação homem-máquina Barrier-free design Web sites - Design Computer interfaces Human-computer interation |
Data do documento: | 23-Out-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ARAÚJO, Lucas Migliorini de. Desenvolvimento da ferramenta AMA: avaliador múltiplo de acessibilidade de páginas web. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central propor uma melhoria na utilização das ferramentas já disponíveis para avaliar a acessibilidade de um site bem como incentivar os desenvolvedores a fazer o uso das regras e das normas estipuladas pela W3C (World Wide Web Consortium). Busca também resposta para o seguinte questionamento: Por que apenas pouco mais de 2% de todos os sites disponíveis na Internet, possuem o mínimo necessário para se dizer acessível? A pesquisa contemplou oito etapas metodológicas, a saber: Estudo bibliográfico; Análise das ferramentas e linguagens disponíveis; Comparação do uso das ferramentas utilizadas com outras linguagens; Estudo sobre a documentação dessas ferramentas; Criação do diagrama do processo de funcionamento da aplicação; Desenvolvimento da parte server-side do projeto; Tratamento dos dados coletados; Desenvolvimento da parte front-end da aplicação. O estudo se caracteriza como explicativo, de abordagem qualitativa e o procedimento adotado é a pesquisa experimental. Os resultados demonstram que há divergências na forma como os sites são avaliados entre um software avaliador e outro. Adicionalmente, devido à não padronização na forma como os dados são exibidos, dificulta tanto a leitura quanto o entendimento dos resultados. Por fim, espera-se que a visualização desses resultados pode tornar-se mais efetiva e amigável se incorporada as recomendações deste trabalho junto com o possível aumento no percentual de sites acessíveis disponíveis na Internet. |
Abstract: | This work proposes an improvement in the use of the tools available to evaluate the accessibility of a website as well as to encourage developers to make use of the rules and standards stipulated by theWorldWideWeb Consortium (W3C). It intends to answer the following question: What is the reason why just a little more than 2% of all sites available on the Internet have the minimum necessary to be considered accessible? The research contemplated eight methodological steps, as follows: Bibliographic study; Analysis of available tools and languages; Comparison between the use of the tools used and other languages; Study on the documentation of these tools; Creation of a diagram of the application functioning process; Development of the back end part of the application; Treatment of collected data; and Development of the front-end part of the application. The study is characterized as explanatory, with a qualitative approach and the adopted procedure is the experimental research. The results demonstrate that there are differences in the way sites are evaluated when used different types of evaluating softwares. Additionally, due to non-standardization of the way the data is displayed, it makes both reading and understanding the results a difficult task. Finally, it is expected that the visualization of these results can become more effective and friendly if the recommendations of this work are incorporated, resulting in a possible increase in the percentage of accessible sites available in the Internet. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16802 |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
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