Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSelmer, Ketlyn
dc.date.accessioned2020-11-19T20:39:26Z-
dc.date.available2020-11-19T20:39:26Z-
dc.date.issued2018-06-07
dc.identifier.citationSELMER, Ketlyn. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e os desafios no contexto escolar: o lúdico como principal contribuinte. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16613-
dc.description.abstractThe present research aimed to clarify and address more about a disorder that affects many children and adolescents, Attention Deficit / Hyperactivity Disorder (ADHD), as well as collaborate in the teaching / learning of these individuals, assisting parents, relatives, colleagues and education professionals, in an attempt to soften the low academic performance of these students, who have difficulties in reading , writing, communication and relationships, caused by the main characteristics of the disorder are inattention, hyperactivity and impulsivity. We will discuss the methodologies used in the classroom today and the stereotypes given to these ADHD students, who end up being excluded from the learning process, for not following the same rhythm of the class. Thus, detailed descriptions about the properties of the disorder, its historical path, diagnosis and treatment will be approached in this work. For the construction of this research, I was assisted by different authors who are specialists in the subject, as well as the knowledge acquired during my training and experiences. Finally, we will see the benefits that playfulness brings, when coupled with the teaching of scientific and the issues raised to inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleO transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e os desafios no contexto escolar: o lúdico como principal contribuintept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo esclarecer e abordar mais sobre um transtorno que afeta muitas crianças e adolescentes, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como colaborar para o ensino/aprendizagem desses indivíduos, auxiliando pais, familiares, colegas e profissionais da educação, na tentativa de amenizar o baixo desempenho escolar desses estudantes, que possuem dificuldades na leitura, escrita, comunicação e relacionamentos, ocasionados pelas principais características do transtorno que são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Será discutido sobre as metodologias usadas em sala de aula atualmente e os estereótipos dados a esses estudantes com TDAH, que acabam sendo excluídos do processo de aprendizagem por não seguirem o mesmo ritmo da turma. Assim, descrições detalhadas sobre as propriedades do transtorno, seu trajeto histórico, diagnóstico e tratamento serão abordados nesse trabalho. Para a construção dessa pesquisa, auxiliaram-me diferentes autores especialistas no tema, assim como o conhecimento adquirido ao longo de minha formação e experiências vivenciadas. Por fim, veremos os benefícios que a ludicidade traz, quando aliada ao ensino científico no dia a dia da sala de aula e as questões relacionadas à educação inclusiva.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee2Tureck, Luciane Viater
dc.contributor.referee3Kuhn, Talícia Galan
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_06.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons