Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Claudinei Jorge
dc.creatorSilva, Sandro Miguel Moreira da
dc.date.accessioned2020-11-19T20:39:24Z-
dc.date.available2020-11-19T20:39:24Z-
dc.date.issued2018-06-14
dc.identifier.citationCARDOSO, Claudinei Jorge; SILVA, Sandro Miguel Moreira da. A mediação de tecnologia sustentável no ensino e aprendizagem em ciências implementado ao cultivo hidropônico. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16610-
dc.description.abstractThis work presents the use of sustainable technology, which is the concept related to the adoption of good practices in the exploitation of natural resources, involving the use of technology to promote the sustainability of the environment. This work covers a proposal of extraclass activity that allows a qualitative data collection, where the teacher can explore through the process of mediation, the participation of its students, creating subsumes in their cognitive, focusing on a non-mechanical learning of contents. The process of mediation occurs in a participatory way between the mediator (teacher) and the learner (students), stimulating a reflexive and critical thinking with a CTS vision. In this learning environment, the garden, students can interact directly with a learning tool that covers energy transformations, through the information provided by the operation of a wind generator and the installation of a photovoltaic board, comprising concepts of sustainable energy and sustainable technology , in addition to the chemical controls that occur in the hydroponic system, such as pH, concentration, inorganic nutrients function and water electrical conductivity. In this process the student will also be able to contemplate the operation of the Arduino micro controller and through the basic programming will be able to develop more complex automated projects. The importance of this project is to arouse students' interest and curiosity in the study of science involving the use of technology, which is part of their day-to-day life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeração de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectHidroponiapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power generationpt_BR
dc.subjectWind powerpt_BR
dc.subjectArduino (Programmable controller)pt_BR
dc.subjectHydroponicspt_BR
dc.titleA mediação de tecnologia sustentável no ensino e aprendizagem em ciências implementado ao cultivo hidropônicopt_BR
dc.title.alternativeThe mediation of sustainable technology in teaching and learning in sciences implemented to hydroponic cultivationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho apresenta o uso da tecnologia sustentável, que é o conceito relacionado à adoção de boas práticas na exploração dos recursos naturais, envolvendo o uso da tecnologia para promover a sustentabilidade do meio ambiente. Esse trabalho abrange uma proposta de atividade extraclasse que permite uma coleta de dados qualitativa, onde o docente pode explorar através do processo da mediação, a participação de seus alunos, criando subsunçores em seu cognitivo, focando em uma aprendizagem não mecânica de conteúdos. O processo de mediação ocorre de forma participativa entre o mediador (professor) e o aprendiz (alunos), estimulando um pensamento reflexivo e crítico com uma visão CTS. Neste ambiente de aprendizagem, a horta, os alunos poderão interagir diretamente com uma ferramenta de aprendizagem que abrange transformações de energia, através das informações fornecidas pelo funcionamento de um gerador eólico e pela a instalação de uma placa fotovoltaica, compreendendo conceitos de energia sustentável e tecnologia sustentável, além dos controles químicos que ocorrem no sistema hidropônico, como pH, concentração, função de nutrientes inorgânicos e condutividade elétrica da água. Neste processo o aluno também poderá contemplar o funcionamento do micro controlador Arduino e através da programação básica poderá desenvolver projetos automatizados mais complexos. A importância desse projeto é despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pelo estudo da ciência envolvendo o uso da tecnologia, que faz parte do seu dia-a-dia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee1Szmoski, Romeu Miqueias
dc.contributor.referee2Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee3Frasson, Antonio Carlos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_02.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons