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dc.creatorTonegawa, Thiago Kendy-
dc.date.accessioned2020-11-19T20:22:53Z-
dc.date.available2020-11-19T20:22:53Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.citationTONEGAWA, Thiago Kendy. Avaliação técnica do concreto adicionado de resíduos de pneu para a fabricação de peças de meio-fio e PET e seu impacto ecológico. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16534-
dc.description.abstractThe rapid population growth since the industrial revolution caused a search on developments in production processes, to achieve meet this increased demand for products was necessary. There have advantages, but also the emergence of problems, especially the disposal of the product after use. The oil products, tires and PET products, which have incorrect allocation, entail many problems, among them, flood, coming from clogging drains and obstructions of riverbeds. In diseases such as dengue mosquito because the need to stop water to reproduce, lying in the same containers incorrectly disposed outdoors. Because of this problem, the quest to find a solution to this waste is in constant discussion. The development of society in the last century was based on the increased consumption of concrete, a material that has a wide application range, from building sidewalks to pillars of buildings. Its composition is a mixture of cement, water added over part of coarse solids, such as sand, stones and gravels. Solids such that this research will be replaced in part by these tire waste and PET. Waste that these unused, would like dumpsters destination in the open or would serve as fuel for power plants, also incorrect destination due to the release of toxic gases and pollutants during its burning. The study aimed to demonstrate the possibility of using waste from tires and PET in replacing sand and stone in the original concrete recipe and analyze changes in their physical and mechanical properties compared to the original concrete. It also sought to establish a relationship with the amount of waste that are being taken from nature when the test folder is used for the construction curb parts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectResíduos como material de construçãopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectWaste products as building materialspt_BR
dc.subjectEnvironmental impact statementspt_BR
dc.titleAvaliação técnica do concreto adicionado de resíduos de pneu para a fabricação de peças de meio-fio e PET e seu impacto ecológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO acelerado crescimento populacional desde a revolução industrial causou uma busca na evolução nos processos de produção, para conseguir suprir essa maior demanda de produtos que era necessária. Existiram vantagens, mas também o surgimento de problemas, se destacando o descarte dos produtos após sua utilização. Os produtos derivados do petróleo, pneus e produtos de PET, que possuam destinação incorreta, acarretam muitos problemas, dentre eles, enchentes, oriundas de entupimento de bueiros e obstruções de leitos dos rios. Além de doenças, como a dengue, pois o mosquito transmissor necessita de água parada para se reproduzir, encontrando as mesmas nos recipientes depositados incorretamente ao ar livre. Devido a essa problemática, a busca para encontrar uma solução para esses resíduos está em constante discussão. O desenvolvimento da sociedade nesse último século esteve baseado no aumento do consumo de concreto, material que possui uma vasta área de aplicação, desde a construção de calçadas até pilares de prédios. Sua composição é uma mistura de cimento, água mais adição em parte de sólidos grosseiros, como areias, pedras e cascalhos. Sólidos esses, que nesta pesquisa, serão substituídos em parte por esses resíduos de pneu e PET. Resíduos esses que não utilizados, teriam como destino lixões a céu aberto ou iriam servir de combustíveis para termoelétricas, destino também incorreto devido à liberação de gases tóxicos e poluentes durante sua queima. O estudo buscou demonstrar a possibilidade de utilização de resíduos oriundos de pneus e PET na substituição de areia e pedra na receita original do concreto e analisar alterações em suas características físicas e mecânicas, em comparação com o concreto original. Também buscou estabelecer uma relação com a quantidade de resíduos que estarão sendo retirados da natureza quando a pasta teste é utilizada para a construção de peças de meio-fio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.referee1Duarte, Elis Regina-
dc.contributor.referee2Pietrobelli, Juliana Martins Teixeira de Abreu-
dc.contributor.referee3Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
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