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dc.creatorRibas, Rhayssa Maryell Marra
dc.date.accessioned2020-11-19T20:21:43Z-
dc.date.available2020-11-19T20:21:43Z-
dc.date.issued2019-07-01
dc.identifier.citationRIBAS, Rhayssa Maryell Marra. Transporte de calor, umidade e sal em meios porosos. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16506-
dc.description.abstractConcrete structures can suffer from different types of damage, which can considerably shorten their life. One of the responsible for this process is the transport of salts into the pores of the concrete. Besides accelerating the corrosion process in the steel frame, these salts can concentrate at some points (nucleation), causing cracks in the structure, consequently decreasing the resistance. In this context, the objective of this work is analyze numerically how this transport takes place inside the porous structures, simultaneously considering the transport of heat, moisture and salt in the porous medium. The discretization of the governing equations was performed using the finite volume method, and the algebraic equations system was solved by means of MultiTriDiagonal Matrix Algorithm (MTDMA), which allows the simultaneous resolution of the governing equations. For the verification of the model, several simulations considering different boundary conditions were performed and compared with the isothermal model presented by Zanden, Taher and Arends (2015), presenting satisfactory resemblance between the results. From the results it is possible to observe the influence of moisture transport on the salt displacement inside the porous medium, both in the drying process and in the inhibition process. Thus, this work was promising in the analysis of the salt transport in the porous medium, being able to provide important information for the prevention of the corrosion and deterioration processes of the concrete.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectMateriais porosospt_BR
dc.subjectMeios de transferência de calorpt_BR
dc.subjectSalpt_BR
dc.subjectUmidadept_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectPorous materialspt_BR
dc.subjectHeat-transfer mediapt_BR
dc.subjectSaltpt_BR
dc.subjectHumiditypt_BR
dc.titleTransporte de calor, umidade e sal em meios porosospt_BR
dc.title.alternativeTransport of heat, humidity and salt in porous mediapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs estruturas de concreto podem sofrer diversos tipos de danos, que podem diminuir consideravelmente a sua vida útil. Um dos responsáveis por este processo é o transporte de sais para dentro dos poros do concreto. Além de acelerar o processo de corrosão na armação de aço, estes sais podem se concentrar em alguns pontos (nucleação), causando trincas e fissuras na estrutura, diminuindo consequentemente, a sua resistência. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a analisar numericamente como ocorre esse transporte para dentro das estruturas porosas, considerando simultaneamente o transporte de calor, umidade e sal no meio poroso. A discretização das equações governantes foi realizada usando o do método dos volumes finitos, sendo o sistema de equações algébricas resolvido por meio do Algoritmo da Matriz Multi Tri-Diagonal (MTDMA- MultiTriDiagonal Matrix Algorithm), que permite a resolução simultânea das equações governantes. Para a verificação do modelo, diversas simulações considerando diferentes condições de contorno foram realizadas e comparadas com modelo isotérmico apresentado por Zanden, Taher e Arends (2015), apresentando satisfatória semelhança entre os resultados. A partir dos resultados pode-se observar também a influência do transporte de umidade no deslocamento do sal dentro do meio poroso, tanto no processo de secagem, quanto no processo de ibibição. Deste modo, este trabalho mostrou-se promissor na análise do transporte de sal no meio poroso, sendo capaz de fornecer informações importantes para a prevenção dos processos de corrosão e deterioração do concreto.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gerson Henrique dos
dc.contributor.referee1Lima, Luiz Eduardo Melo
dc.contributor.referee2Parise, Maria Regina
dc.contributor.referee3Santos, Gerson Henrique dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
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