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dc.creatorFerreira, Cassio Eduardo Nadal
dc.date.accessioned2020-11-19T19:54:46Z-
dc.date.available2020-11-19T19:54:46Z-
dc.date.issued2014-08-05
dc.identifier.citationFERREIRA, Cassio Eduardo Nadal. Análise experimental do desempenho de um trocador de calor do tipo casco e tubos. 2014. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16375-
dc.description.abstractIn this Work Course Conclusion an experimental investigation of shell and tube heat exchanger performance under different operating conditions in counter flow and parallel flow was performed. The heat transfer rate in different settings was found by three different methods: Energy Balance, Average logarithmic differences of temperatures (MLDT) and Effectiveness-NUT (ε-NUT). Experimental tests were performed on an experimental apparatus located in Educational Laboratory of Thermal Science of Academic Department of Mechanical, Federal Technological University of Paraná/Ponta Grossa. The technical specifications of Shell and tubes heat exchanger are: Shell Type E, front head Type A, end head Type L, tube bundles in fixed array of 90 ° and single-segmental baffles. The experimental uncertainties were calculated using the Simple Sampling technique with the support of Uncertainty Calculator software. The thermophysical properties of the fluid and the tubes were obtained from the Engineering Equation SolverTM (EESTM) software library. The experimental results of the performance of heat exchangers, indicated that the highest heat transfer rates occur for higher flow rates of hot and cold fluids and larger temperature gradients between the inlet hot and cold fluids. For the same conditions of inlet temperature and flow of hot and cold fluids flow in countercurrent configuration showed higher rates of heat transfer between the fluids.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPermutadores térmicospt_BR
dc.subjectTubospt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectHeat exchangerspt_BR
dc.subjectTubespt_BR
dc.subjectPerformance - Valuationpt_BR
dc.titleAnálise experimental do desempenho de um trocador de calor do tipo casco e tubospt_BR
dc.title.alternativeExperimental performance analysis of shell and tube heat exchangerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso foi realizada uma investigação experimental do desempenho de um trocador de calor do tipo casco e tubos sob diferentes condições de operação em escoamento contracorrente e em escoamento paralelo. A taxa total de transferência de calor nas diferentes configurações foi encontrada por três diferentes métodos: Balanço de Energia, Média Logarítmica das Diferenças de Temperaturas (MLDT) e Efetividade-NUT (ε-NUT). Os testes experimentais foram executados em um aparato experimental localizado no Laboratório Didático de Ciências Térmicas do Departamento Acadêmico de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Ponta Grossa. As especificações técnicas do trocador de calor tipo casco e tubos são: casco Tipo E, cabeçote frontal do Tipo A, cabeçote traseiro do Tipo L, feixes de tubos fixados em disposição de 90° e chicanas segmentais. As incertezas experimentais foram calculadas através da Técnica de Amostragem Simples com o auxílio do software Uncertainty Calculator. As propriedades termofísicas dos fluidos e dos tubos foram obtidas da biblioteca do software Engineering Equation SolverTM (EESTM). Os resultados experimentais do desempenho dos trocadores de calor indicaram que as mais altas taxas de transferência de calor ocorrem para as maiores vazões dos fluidos quente e frio e os maiores gradientes de temperatura de entrada entre os fluidos quente e frio. Para as mesmas condições de temperatura de entrada e de vazão dos fluidos quente e frio a configuração em escoamento contracorrente apresentou um melhor desempenho.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Thiago Antonini
dc.contributor.referee1Alves, Thiago Antonini
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Eduardo Melo
dc.contributor.referee3Zammar, Gilberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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