Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEurich, Alexandre Maier
dc.date.accessioned2020-11-19T19:54:12Z-
dc.date.available2020-11-19T19:54:12Z-
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.citationEURICH, Alexandre Maier. Validação experimental de um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamento. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16364-
dc.description.abstractPneumatic positioning systems are relatively light, clean and of low cost presenting a good relationship between weight and power. These features make this kind of system a good choice of actuating for most applications. It appears, however, that these systems present some disadvantages among which stand out their nonlinearities imposed mainly by the compressibility of air, by the leaks of the system, by the friction and by the dead zone and that hinder its modeling, these being, target of study of several authors. In this context, it is observed that there is a point less explored then other ones, related to the mathematical modeling of the dynamics of the adopted control valve. Several authors neglect the dynamic behavior of these valves by considering it is very high compared to the rest of the system dynamic. Related to this claim, it is intended, in this paper, continue a specific modeling process, representative of the dynamic behavior of a pneumatic positioning system including the dynamic behavior of a proportional directional control valve, aiming check its validity. The results for the validation of the model are obtained by computer simulation, which are then compared to experimental results and to data of the adopted components, extracted from the datasheets of the manufacturers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle pneumáticopt_BR
dc.subjectMedidores de fluxopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectPneumatic controlpt_BR
dc.subjectFlow meterspt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleValidação experimental de um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamentopt_BR
dc.title.alternativeExperimental validation of a mathematical model representative of a pneumatic positioning systempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs sistemas pneumáticos de posicionamento são relativamente leves, limpos e de baixo custo, além de possuírem uma boa relação entre peso e potência. Estas características fazem destes sistemas uma boa opção de acionamento para as mais diversas aplicações. Verifica-se, entretanto, que esses mesmos sistemas apresentam algumas desvantagens dentre as quais se destacam suas não linearidades impostas principalmente pela compressibilidade do ar, pelos vazamentos do sistema, pelo atrito e pela zona morta e que acabam por dificultar sua modelagem, sendo estas, alvo de pesquisa de diversos autores. Neste contexto, observa-se que existe um ponto pouco explorado no que tange a modelagem matemática da dinâmica da válvula de controle adotada. Diversos autores negligenciam o comportamento da dinâmica destas válvulas sob a alegação de que esta é muito elevada comparada à dinâmica do restante do sistema. Frente a esta alegação, pretende-se, neste trabalho, dar continuidade a um processo de modelagem específico representativo do comportamento dinâmico de um sistema pneumático de posicionamento que inclui o comportamento dinâmico de uma válvula direcional proporcional reguladora de vazão, visando verificar sua validade. Os resultados para validação do modelo são obtidos por simulação computacional, os quais são posteriormente comparados a resultados experimentais e a dados referentes aos componentes adotados, extraídos a partir de catálogos dos fabricantes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Felipe Barreto Campelo
dc.contributor.advisor-co1Janzen, Frederic Conrad
dc.contributor.referee1Cruz, Felipe Barreto Campelo
dc.contributor.referee2Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee3Zammar, Gilberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2014_2_02.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.