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dc.creatorCaneparo, Marcelo Vaurek
dc.date.accessioned2020-11-19T19:53:34Z-
dc.date.available2020-11-19T19:53:34Z-
dc.date.issued2014-12-04
dc.identifier.citationCANEPARO, Marcelo Vaurek. Estudo experimental da influência de trocadores de calor SLHX (suction/liquid heat exchanger) sobre a carga de fluido refrigerante nos aparelhos de ar condicionado tipo split. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16351-
dc.description.abstractIn this Work Course Conclusion was performed an experimental study of the impact of a heat exchanger type SLHX in an air conditioning. The tests were performed in a room provided by the company DWG Climatização, the air conditioner used for the tests was an air conditioning Split of conception floor/ceiling of 30,000 BTU/h cooling capacity and a Suction/Liquid heat exchanger type tube in tube, the working fluid was R-22, also an air conditioner floor type and an electric resistance was at the evaporator outlet to control the ambient temperature, since the room was not equipped with a system of thermal control. Several tests were performed in two modes, one with conventional installation and another with the use of the heat exchanger, the research focused in results as COP, efficiency of the heat exchanger and mainly in charge of refrigerant added to the system. Data collection was done every minute consulting the temperature and pressure instruments and recorded into a worksheet to later do an average of data from each test and made the calculations, the thermodynamic properties of the fluid were obtained from the Engineering Equation SolverTM (EESTM) software library. At the end of the study it was concluded that the use of SLHX is beneficial in point of view of refrigerant charge, reaching an average savings of 16.7%, however, the COP has suffered a slight reduction of 3.14% for the working range searched.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectCalor - Transmissãopt_BR
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectAir conditioningpt_BR
dc.subjectHeat - Transmissionpt_BR
dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinerypt_BR
dc.titleEstudo experimental da influência de trocadores de calor SLHX (suction/liquid heat exchanger) sobre a carga de fluido refrigerante nos aparelhos de ar condicionado tipo splitpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical/experimental study of influence of SLHX heat exchangers (suction/liquid heat exchange) in charge of fluid refrigerant in air conditioners splitpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa foi realizado um estudo experimental do impacto de um trocador de calor do tipo SLHX em um sistema de ar condicionado. Os testes foram realizados em uma sala disponibilizada pela empresa DWG Climatização, o aparelho de ar condicionado utilizado para os testes foi um aparelho de ar condicionado Split de concepção piso/teto de 30.000 BTU/h de capacidade de refrigeração e um trocador de calor SLHX tipo tube in tube, o fluido de trabalho foi o R-22, também foram utilizados um aparelho de ar condicionado de chão e uma resistência elétrica na saída do evaporador para que se pudesse controlar a temperatura ambiente, já que a sala não era dotada de um sistema de controle térmico. Foram realizados diversos testes em duas modalidades, uma com a instalação convencional e outra com a utilização do trocador de calor, a pesquisa focou-se nos resultados de COP, eficiência do trocador de calor e principalmente na carga de fluido refrigerante adicionada ao sistema. A coleta de dados foi feita minuto a minuto consultando a temperatura e pressão nos instrumentos e lançados em uma planilha para que posteriormente fosse feito uma média dos dados de cada teste e feitos os cálculos, as propriedades termodinâmicas do fluido foram obtidas da biblioteca do software Engineering Equation SolverTM (EESTM). Ao final do estudo concluiu-se que o uso do SLHX é benéfico no ponto de vista da carga de fluido refrigerante, chegando a uma economia média de 16,7%, entretanto o COP sofreu uma leve redução de 3,14% para a faixa de trabalho pesquisada.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tebchirani, Tárik Linhares
dc.contributor.referee1Tebchirani, Tárik Linhares
dc.contributor.referee2Alves, Thiago Antonini
dc.contributor.referee3Zammar, Gilberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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