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dc.creatorHorodecki, Yuri Moss
dc.date.accessioned2020-11-19T19:53:19Z-
dc.date.available2020-11-19T19:53:19Z-
dc.date.issued2014-12-08
dc.identifier.citationHORODECKI, Yuri Moss. Comparação do desempenho de um motor de combustão interna normalmente aspirado movido a gasolina e turbocomprimido operando com etanol. 2014. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16345-
dc.description.abstractThis project aims to evaluate the performance parameters: Power and torque of an gasoline powered naturally aspirated reciprocating internal combustion engine, fourstroke spark ignition, four-cylinder (MOTOR 1) comparing to a turbocharged engine driven by hydrous ethanol (MOTOR 2) in the same vehicle. Showing the benefits of using supercharging and conversion to biofuel and the feasibility of those techniques regarding the global trend of engine downsizing. The tests were performed using one digital chassis dynamometer to measure power and torque for a given speed of MOTOR 1, which makes possible to acquire power and torque curves. Then changes were made in the NA engine MOTOR 1 in order to fit the turbocharger and run with biofuel resulting on MOTOR 2, through tests on the dynamometer the power and torque curves were obtained. Finally, after the comparative analysis between the MOTOR 1 and 2, the results showed an increasing of 74 and 76.69 % of power and torque respectively running from 3000 up to 8000rpm for MOTOR 2 using average gauge pressure of 0.43 bar. This significant increase in performance shows that this technique is relevant and a high potential way for national automotive industry meets the INOVAR-AUTO program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectTurbocompressorespt_BR
dc.subjectÁlcool como combustívelpt_BR
dc.subjectEnxugamento organizacionalpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectTurbochargerspt_BR
dc.subjectAlcohol as fuelpt_BR
dc.subjectDownsizing of organizationspt_BR
dc.titleComparação do desempenho de um motor de combustão interna normalmente aspirado movido a gasolina e turbocomprimido operando com etanolpt_BR
dc.title.alternativeComparative performance of a gasoline powered normally aspirated internal combustion engine and turbocharged driven by ethanol.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito a avaliação dos parâmetros de desempenho: potência e torque de um motor de combustão interna alternativo de quatro tempos, de ignição por centelha, quatro cilindros, normalmente aspirado, movido a gasolina (MOTOR 1) em comparação ao motor turbocomprimido operando com etanol hidratado (MOTOR 2), em um mesmo automóvel. Apresentando os benefícios e a viabilidade quanto à utilização desta técnica de sobrealimentação e conversão ao biocombustível frente à tendência mundial de redução do tamanho dos motores (downsizing). Para realização dos testes, foi utilizado um dinamômetro de chassis digital para medir a potência e o torque para um determinado regime de rotação do MOTOR 1, com o qual foi possível adquirir as curvas de potência e torque do motor NA. Em seguida, foram efetuadas modificações no MOTOR 1, para este receber o turbocompressor e o combustível vegetal resultando no MOTOR 2 e através dos testes no dinamômetro foram obtidas suas curvas de potência e torque. Finalmente, após a análise comparativa entre os resultados do MOTOR 1 e 2, foram obtidos ganhos médios de 74 e 76,69 % de potência e torque respectivamente, na faixa de (3000 à 8000 rpm) para o MOTOR 2, utilizando pressão manométrica média de 0,43 bar. Este expressivo aumento de desempenho mostra que o uso desta técnica é uma alternativa relevante e com grande potencial para a indústria automotiva nacional diante do programa INOVAR-AUTO.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Fusão, Davi
dc.contributor.advisor-co1Behainne, Jhon Jairo Ramirez
dc.contributor.referee1Fusão, Davi
dc.contributor.referee2Santos, Gerson Henrique dos
dc.contributor.referee3Zammar, Gilberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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