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dc.creatorPontes, Shayemme Oliveira de
dc.date.accessioned2020-11-19T19:51:47Z-
dc.date.available2020-11-19T19:51:47Z-
dc.date.issued2017-12-04
dc.identifier.citationPONTES, Shayemme Oliveira de. Análise da influência da temperatura de vazamento na microestrutura da liga A380 durante processo de fundição com e sem a adição de refinador AL-5TI-1B. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16300-
dc.description.abstractCurrently, aluminum alloys have been studied in many works, since they have a wide application, from reflectors, luminaires, decorative panels, heat sinks, thermal insulation, tiles, plates, boats, vans, linings and mainly used in the automotive, sector civil construction and aircraft. Aluminum can undergo certain thermal treatments or addition of alloying elements, causing its physical properties to be altered according to different application needs. The objective of this work is to analyze the influence of the casting temperature on the microstructure of the A380 alloy during casting process with and without the addition of refiners. After formulation of the alloys, two of the batch were melted at 670 ºc and two at 630 ºc, with and without refining for each of the temperatures. The refiners used in both batches were al-5ti-1b and strontium. Samples taken from the molten batches were prepared and analyzed by spectrophotometry, Vickers microhardness and optical microscopy. It was observed that the molten alloys presented significant morphological variation as the casting temperatures varied, evidencing the influence of the casting temperature on the A380 alloy microstructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLigas de alumínio - Tratamento térmicopt_BR
dc.subjectSilíciopt_BR
dc.subjectEstrônciopt_BR
dc.subjectFundiçãopt_BR
dc.subjectMicroestruturapt_BR
dc.subjectAluminum alloys - Heat treatmentpt_BR
dc.subjectSiliconpt_BR
dc.subjectStrontiumpt_BR
dc.subjectFoundingpt_BR
dc.subjectMicrostructurept_BR
dc.titleAnálise da influência da temperatura de vazamento na microestrutura da liga A380 durante processo de fundição com e sem a adição de refinador AL-5TI-1Bpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as ligas de alumínio vêm sendo objeto de estudo em muitos trabalhos, pois possuem vasta aplicação, desde refletores, luminárias, painéis decorativos, dissipadores de calor, isolantes térmicos, telhas, placas, barcos, furgões, forros e principalmente utilizada no setor automobilístico, construção civil e em aeronaves. O alumínio pode passar por determinados tratamentos térmicos ou adição de elementos de liga, fazendo com que suas propriedades físicas sejam alteradas de acordo com as diferentes necessidades de aplicações. O objetivo deste trabalho é analisar a influência da temperatura de vazamento na microestrutura da liga A380 durante processo de fundição com e sem a adição de refinadores. Após formulação das ligas, dois dos lotes foram fundidos à 670 ºC e dois à 630 ºC , com e sem adição de refinadores para cada uma das temperaturas. Os refinadores utilizados nos dois lotes foram o Al-5Ti-1B e o estrôncio. As amostras retiradas dos lotes fundidos foram preparadas e analisadas por espectrometria, microdureza Vickers e microscopia ótica. Observou-se então que as ligas fundidas apresentaram variação morfológica significativa conforme variaram as temperaturas de vazamento, evidenciando a influência da temperatura de vazamento na microestrutura da liga A380.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tramontin, Sandra Mara Kaminski
dc.contributor.advisor-co1Lourençato, Luciano Augusto
dc.contributor.referee1Tramontin, Sandra Mara Kaminski
dc.contributor.referee2Barreto, Heliety Rodrigues Borges
dc.contributor.referee3Mainginski, Fábio Edenei
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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