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dc.creatorStacheski, Igor Carneiro
dc.creatorBroch Junior, Oscar
dc.date.accessioned2020-11-19T19:44:52Z-
dc.date.available2020-11-19T19:44:52Z-
dc.date.issued2018-11-27
dc.identifier.citationSTACHESKI, Igor Carneiro; BROCH JUNIOR, Oscar. Detecção e estimativa de velocidade veicular através de processamento de imagem. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16255-
dc.description.abstractImage processing techniques are increasingly present in vehicle traffic monitoring. This final paper proposes an initial design of a vehicle speed meter using only a fixed camera and a computer. Firstly, it was introduced the images forming process and images properties that wil be relevant to this final papers. For the algorithm criation, it was used diverses images process techniques, such as background subtraction, morphological operation, contrast equalization and perspective transformation with the objective to increase the vehicle tracking chance and the speed calculation. The obtained results was compared with reference values of inductive traditional meters in order to validate the method. The vehicle detection rate is around 95 % and the average speed error is ± 2,265 km/h.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Velocidadept_BR
dc.subjectRadarpt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Speedpt_BR
dc.titleDetecção e estimativa de velocidade veicular através de processamento de imagempt_BR
dc.title.alternativeDetection and vehicle speed estimation using image processingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTécnicas de processamento de imagem estão cada vez mais presentes no monitoramento de tráfego de veículos. Este trabalho propõe um projeto inicial de um medidor de velocidade veicular utilizando uma câmera fixa e um computador. Inicialmente, foram apresentadas as teorias para a formação das imagens e suas propriedades que serão relevantes para o desenvolvimento do presente trabalho. Para a elaboração do algoritmo, foram utilizadas diversas técnicas de processamento de imagem, como a subtração de fundo, operações morfológicas, equalização de contraste e transformação de perspectiva com o objetivo de aumentar as chances de sucesso no rastreamento do veículo e realizado o cálculo da velocidade estimada. Os resultados foram comparados com valores de referências obtidos através de medidores indutivos tradicionais com o intuito de validar o método desenvolvido. A taxa de detecção de veículos ficou próximo a 95% e a média dos erros da velocidade em ± 2,265 km/h.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro
dc.contributor.referee1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro
dc.contributor.referee2Baroncini, Virgínia Helena Varotto
dc.contributor.referee3Santos, Max Mauro Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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