Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRech, Adriano
dc.date.accessioned2020-11-19T19:34:16Z-
dc.date.available2020-11-19T19:34:16Z-
dc.date.issued2015-12-07
dc.identifier.citationRECH, Adriano. Desenvolvimento prático e simulação de estratégias de controle para electronic throttle control com variação no sinal de entrada. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16190-
dc.description.abstractThis research presents a practical and theoretical approach of control strategies applicable in Electronic Throttle Control with changing of the input signal. Electronic Throttle Control is an automotive technology for acceleration systems, where occurs air intake to the engine according to the accelerator pedal position, using electronic systems and components. This project presents the system behavior in open loop, the development of a PID compensator for controlling the valve and the practical experiment of a controller developed in Arduino platform. All the configurations have been tested with signals such as sine wave, triangle, square and sawtooth with perform analysis. The results showed that the ETC with PID control performs a good response by many types of input and satisfies the requirements demanded by this application. It is also possible to conclude that, despite the system in Arduino to be suitable for academic studies, it does not present a good level of reliability and setting time for commercial purpose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectControle eletrônicopt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.subjectElectronic controlpt_BR
dc.titleDesenvolvimento prático e simulação de estratégias de controle para electronic throttle control com variação no sinal de entradapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem prática e teórica de estratégias de controle aplicáveis em Electronic Throttle Control com variação no sinal de entrada. Electronic Throttle Control (ETC) é uma tecnologia automotiva para aceleração de automóveis, onde ocorre entrada de ar para o motor de acordo com a posição do pedal do acelerador, fazendo uso de sistemas e componentes eletrônicos. Neste projeto é apresentado o comportamento do sistema em malha aberta, o desenvolvimento de um compensador PID para controle da válvula e o experimento prático de um controle desenvolvido em plataforma arduíno. Todos as configurações apresentadas foram testadas com os sinais: onda senoidal, triangular, quadrada e dente de serra e posteriormente realizado análises. Os resultados mostraram que o ETC com controle PID apresenta uma boa resposta mediante à diversos tipos de entrada e satisfaz os requisitos demandados por esta aplicação. Também é possível concluir que, apesar da aplicação em arduíno ser satisfatório para estudos acadêmicos, o mesmo não apresenta um bom nível de confiabilidade e rapidez para uso comercial.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias
dc.contributor.referee1Santos, Max Mauro Dias
dc.contributor.referee2Arruda, Benedito Alencar de
dc.contributor.referee3Paredes, Abraham Elias Ortega
dc.contributor.referee4Ignacio, Paulo Sérgio Parangaba
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2015_2_03.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.