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dc.creatorPereira, Nayara Nicole de Sene
dc.date.accessioned2020-11-19T18:38:23Z-
dc.date.available2020-11-19T18:38:23Z-
dc.date.issued2017-11-27
dc.identifier.citationPEREIRA, Nayara Nicole de Sene. Aplicação de gráficos de controle para monitoramento do tempo de espera em uma unidade básica de saúde. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16159-
dc.description.abstractBrazilian public healthcare service is highly demanded however the country has been through a restrained scenario. The study goal is to analyze the waiting time influence in the services capacity of a Basic Healthcare Unit (BHU) at one heartland city in Sao Paulo state, using statistical control charts. The field research relays on the small is better function, in other words, smaller the waiting time, better is the attendance´s quality. For this, a survey and a direct observation were applied in order to acquire the patients waiting time for a medical appointment and to evaluate the service quality. Initially the patient waiting time was monitored with individuals and moving ranges charts and then calculated the Process Capability Index. To complement the offered service analyses were utilized Pareto Diagram and Ishikawa Diagram quality tools. Thus, it was concluded that the service is inefficient based on Process Capability Index, being the average waiting time limit for medial appointment 121.88 minutes (approximate 2 hours). During the study, It was noticed there has being implemented improvements, like the introduction of a time clock and the physician´s daily journey reduction. Furthermore, it was proposed the new enhancements: to do the pediatrician appointments screening one day before, the distribute appointment´s sequence before the BHU opening, improve the line infrastructure and pre-organize the no-show previously.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectEstatística - Métodos gráficospt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.subjectStatistics - Graphic methodspt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.titleAplicação de gráficos de controle para monitoramento do tempo de espera em uma unidade básica de saúdept_BR
dc.title.alternativeApplication of control chart for monitoring waiting time in basic healthcare unitpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA saúde pública brasileira apresenta uma alta demanda dos serviços, entretanto vivencia um momento de restrições. A pesquisa tem como objetivo analisar a influência do tempo de espera na capacidade do serviço de uma Unidade Básica de Saúde através de gráficos de controle estatístico em um município do interior do estado de São Paulo. A pesquisa de campo baseia-se na função menor é melhor, ou seja, quanto menor o tempo de espera dos pacientes melhor será a qualidade do atendimento. Para isso, realizou-se a aplicação de questionários e observação direta, a fim de obter o tempo de espera dos pacientes para o atendimento médico, como também a avaliação do serviço ofertado. Realizou-se primeiramente o monitoramento do tempo de espera dos pacientes por meio de Gráfico de Controle de Valores Individuais e Amplitude Móvel e calculou-se o Índice de Capacidade Efetiva do Processo. Para complementar a análise do serviço ofertado utilizou-se de ferramentas da qualidade como Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa. Dessa forma, concluiu-se que o serviço se encontra ineficiente conforme o índice de capacidade efetiva do processo, sendo o limite médio para o tempo de espera por atendimentos médico de 121,88 minutos (aproximadamente 2 horas). Durante a realização da pesquisa notou-se melhorias sendo implantadas, como a introdução do relógio ponto e a redução da jornada diária dos médicos. Além disso, foram propostas novas melhorias como: a triagem das consultas pediátricas serem realizadas um dia antes, distribuição das senhas antes da abertura da UBS conforme o agendamento, melhor infraestrutura para a organização da fila e um ordenamento pré-determinado das desistências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Broday, Evandro Eduardo
dc.contributor.referee1Broday, Evandro Eduardo
dc.contributor.referee2Picinin, Claudia Tania
dc.contributor.referee3Cervi, Eduardo Cimino
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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