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dc.creatorVilela, Nicole Louise Rosolen
dc.date.accessioned2020-11-19T18:36:04Z-
dc.date.available2020-11-19T18:36:04Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.citationVILELA, Nicole Louise Rosolen. Processo de acreditação hospitalar e lean healthcare: um estudo sobre os métodos. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16118-
dc.description.abstractProblems related to quality in the Brazilian health sector, such as rework, high waiting times in hospitals, errors in diagnosis and medication, that is, low confidence and safety of clients in procedures and processes in general, arouse interest in matters related to quality improving hospital quality. This paper addressed two important themes for the standardization and excellence of hospital quality, the accreditation process developed by the National Accreditation Organization (ONA) and the Lean Healthcare methodology. First, a literature review was carried out on the two methods, and on quality in health services. After analyzing the concepts, questionnaires were applied in hospitals already accredited by the ONA in the city of Curitiba, PR as a case study, through the bibliographic review and the case study. This study analyzed how the Lean Healthcare methodology and the accreditation process relate Institutions and how this relationship can contribute to other institutions. From the six hospitals consulted, three answered to the survey. One of them is currently at level 1 and the two others at level 3 by accreditation of ONA. Twelve Lean tools were mentioned in the questionnaire, three stood out with 100% use among the institutions, they are: PDCA cycle, 5 whys and 5W2H. It was found that hospitals do not know or do not use many of the Lean tools cited in the survey, opening up great opportunities for future studies and improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHospitais - Credenciamentopt_BR
dc.subjectAdministração dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectHospitals - Accreditationpt_BR
dc.subjectHealth services administrationpt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.titleProcesso de acreditação hospitalar e lean healthcare: um estudo sobre os métodospt_BR
dc.title.alternativeHospital accreditation process and lean healthcare: a study about the metodspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs problemas relacionados à qualidade no setor da saúde brasileira como, retrabalhos, elevado tempo de espera nos hospitais, erros de diagnósticos e de medicações, isto é, baixa confiança e segurança dos clientes nos procedimentos e processos em geral, despertam o interesse por assuntos referentes à melhoria da qualidade hospitalar. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre acreditação hospitalar e a metodologia Lean Healthcare. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os dois métodos, e sobre qualidade em serviços de saúde. Após análise dos conceitos foram aplicados questionários em hospitais já acreditados pela ONA na cidade de Curitiba-PR como estudo de caso, através da revisão bibliográfica e do estudo de caso esse trabalho analisou de que forma a metodologia Lean Healthcare e o processo de acreditação se relacionam nestas instituições e de que forma essa relação possa vir a contribuir para outras instituições. Dos seis hospitais consultados, três responderam à pesquisa. Um deles encontra-se atualmente no nível 1 e outros 2 no nível 3 pela acreditação da ONA. Dentre as doze ferramentas Lean mencionadas no questionário, sendo elas: Sete Perdas do Lean, Diagrama de Spaghetti, Troca Rápida de Ferramentas (SETUP), Mapa de Fluxo de Valor (VSM), BPM/BPMN, 5 Sensos da Qualidade, Gestão Visual, Poka-yoke, Ciclo PDCA, Kanban, 5 Porquês e 5W2H, três se destacaram com 100% de uso entre as instituições, são elas: ciclo PDCA, 5 porquês e 5W2H. Constatou-se que os hospitais não conhecem ou não utilizam muitas das ferramentas do Lean citadas na pesquisa, abrindo grandes oportunidades para estudos e aperfeiçoamentos futuros.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Chiroli, Daiane Maria De Genaro
dc.contributor.referee1Chiroli, Daiane Maria De Genaro
dc.contributor.referee2Puglieri, Fabio Neves
dc.contributor.referee3Garcia, Juan Carlos Claros
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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