Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertolli, Pedro Henrique Bergamo
dc.date.accessioned2020-11-19T18:24:12Z-
dc.date.available2020-11-19T18:24:12Z-
dc.date.issued2018-06-12
dc.identifier.citationBERTOLLI, Pedro Henrique Bergamo. Otimização do comportamento de agentes utilizando simulated annealing. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15969-
dc.description.abstractThis work deals with concepts of Artificial Intelligence focusing on intelligent agents and optimization techniques such as genetic programming and simulated annealing. Through the Robocode battle simulator, it was possible to implement a solution that aims to automatically generate the best behavior of a reactive agent using the demonstrated techniques. Each agent is represented by a tank robot in the simulator whose main objective is to defeat an opponent determined number of consecutive times to be considered a winner. In order to find the robot able to solve the proposed problem, two code implementations were performed, being possible to perform tests and analyze the different results obtained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.titleOtimização do comportamento de agentes utilizando simulated annealingpt_BR
dc.title.alternativeAgents behavior optimization using simulated annealingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda conceitos de Inteligência Artificial com foco em agentes inteligentes e técnicas de otimização como programação genética e simulated annealing. Através do simulador de batalhas Robocode, foi possível implementar uma solução que visa gerar automaticamente o melhor comportamento de um agente reativo utilizando as técnicas demonstradas. Cada agente é representado por um robô tanque no simulador cujo objetivo principal definido é derrotar um oponente determinado número de vezes consecutivas para que seja considerado vencedor. Para encontrar o robô apto a resolver o problema proposto, duas implementações de código foram realizadas sendo possível realizar testes e analisar os diferentes resultados obtidos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André
dc.contributor.referee1Koscianski, André
dc.contributor.referee2Borges, André Pinz
dc.contributor.referee3Foronda, Augusto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2018_1_07.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.