Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15953
Título: Uma proposta de melhoria de interface, através da avaliação de usabilidade do AVA Moodle
Título(s) alternativo(s): A proposal for interface improvement, through the usability evaluation of AVA Moodle
Autor(es): Scheneider, Thaís Fernanda
Orientador(es): Ranthum, Rogério
Palavras-chave: Interfaces (Computadores)
Ensino auxiliado por computador
Ensino à distância
Computer interfaces
Computer-assisted instruction
Distance education
Data do documento: 25-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHENEIDER, Thaís Fernanda. Uma proposta de melhoria de interface, através da avaliação de usabilidade do AVA Moodle. 2017. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O trabalho busca verificar a existência de problemas de interação relacionadas a usabilidade no Moodle em sua versão 1.9.3 utilizada pelo curso Técnico Informática para Internet, este ambiente se mostra de grande importância para este curso já que o mesmo segue o modelo de ensino à distância. Para que fosse realizada a identificação das possíveis falhas de interação foram realizados estudos em métodos de usabilidade para o levantamento de falhas no ambiente Moodle e design de interfaces para a criação do protótipo. Para que seja possível verificar a usabilidade do sistema é necessário recolher dados e avalia-los. Na execução deste trabalho foram aplicados quatro métodos, sendo eles: avaliação heurística, observação, sondagem e método experimental. Afim de verificar os bons e os maus exemplos de interação em interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi realizada uma avaliação heurística em 3 ambientes. Buscando sanar os problemas de interações do Moodle espelhando-se nos bons e maus exemplos de interações de outros ambientes é levantando dados relacionados a falha de usabilidade criou-se o protótipo utilizando-se de padrões de usabilidade, design e demais conceitos de interação humano computador.
Abstract: This work seeks to verify the existence of interaction problems related to usability in Moodle 1.9.3 used by the technical computer course for internet, this environment is of great importance for this course since it follows the model of distance learning. In order to perform the identification of possible interaction failures, studies were performed on usability methods for troubleshooting Moodle and designing interfaces to create the prototype. In order to verify the usability of the system it is necessary to collect data and evaluate them, in the execution of this work were applied four methods: heuristic evaluation, observation, probing and experimental method. In order to verify the good and bad examples of interaction in Virtual Learning Environments interfaces, a heuristic evaluation was performed in three environments. Seeking to fix the problems of Moodle interactions by mirroring in the good and bad examples of interactions of other environments and raising data related to usability failures, the prototype was created using patterns of usability, design and other concepts of human computer interaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15953
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2017_2_07.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.