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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Heijmeijer, Alexis van Haare | |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T18:22:40Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T18:22:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-27 | |
dc.identifier.citation | HEIJMEIJER, Alexis van Haare. Interligação entre a ferramenta de simulação SUMO e o projeto MAPS. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15904 | - |
dc.description.abstract | Smart City is a city where its infrastructure works with technology improving the monitoring system and the city planning to reduce daily problems. The lack of parking spots is one of these problems that can be controlled by creating Smart Parking systems that can guide drivers to free spots. One way to implement a Smart Parking is through agents that communicate with each other, collect information from the environment, and send it to drivers. The project MAPS (MultiAgent Parking System) studies and develops Smart Parking solutions based on multiagent systems. MAPS is implemented using JaCaMo framework, which creates the agents using Jason programming language and develops the artifacts using Cartago. The use of simulation tools is essential to analyze the simulated environment behavior and to achieve better and more accurate results, especially when working with urban mobility. SUMO is a very powerful simulation tool that tries to obtain these results. This work presents the interconnection between SUMO and the project MAPS, proving that is possible to model a parking lot in SUMO and also to defines a middleware that connects the agents and artifacts, respectively implemented in Jason and Cartago, with the simulation tool. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento de automóveis | pt_BR |
dc.subject | Agentes inteligentes (Software) | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Automobile parking | pt_BR |
dc.subject | Intelligent agents (Computer software) | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.title | Interligação entre a ferramenta de simulação SUMO e o projeto MAPS | pt_BR |
dc.title.alternative | Interconnection between SUMO simulation tool and MAPS project | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O conceito de Cidade Inteligente utiliza a infraestrutura de uma cidade para trabalhar de maneira sincronizada com a tecnologia permitindo melhorar o monitoramento e planejamento da mesma, com o objetivo de reduzir problemas encontrados no dia a dia. Um desses problemas é a falta de vagas em estacionamentos urbanos que pode ser controlado através da implantação de sistemas de Smart Parkings para, por exemplo, guiar o motorista até uma vaga desocupada. Uma das maneiras de implementar um Smart Parking é por meio do uso de agentes que se comunicam entre si e captam informações do ambiente, como condição da vaga e lotação do estacionamento, que auxiliam os motoristas na busca pelo local ideal para estacionar. Para tentar lidar com questões de Smart Parking, tem-se o projeto MAPS (MultiAgent Parking System), que visa criar soluções para Smart Parking por meio de sistemas multiagentes. O projeto MAPS é implementado por meio do framework JaCaMo, onde os agentes são criados na linguagem Jason e os artefatos são desenvolvidos no Cartago. O uso de uma ferramenta de simulação é essencial para analisar o comportamento do ambiente simulado e obter resultados melhores e mais precisos, principalmente em ambientes relacionados à mobilidade urbana. O SUMO é uma ferramenta de simulação de trânsito que busca justamente atingir esses propósitos. O presente trabalho apresenta a interligação entre a ferramenta SUMO e o projeto MAPS, mostrando que é possível modelar um estacionamento com vagas e veículos no SUMO e definir um Middleware para a comunicação entre os agentes e artefatos implementados, respectivamente no Jason e Cartago, com a ferramenta de simulação de um estacionamento. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Gleifer Vaz | |
dc.contributor.referee1 | Alves, Gleifer Vaz | |
dc.contributor.referee2 | Borges, André Pinz | |
dc.contributor.referee3 | Foronda, Augusto | |
dc.contributor.referee4 | Pantoja, Carlos Eduardo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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