Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoeno, Leila de Souza
dc.date.accessioned2020-11-19T13:20:03Z-
dc.date.available2020-11-19T13:20:03Z-
dc.date.issued2017-07-04
dc.identifier.citationBOENO, Leila de Souza. Avaliação em matemática: do proposto ao revelado. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15843-
dc.description.abstractAssessment is a very important subject for education. It is indispensable that all teachers know the theories and conceptions of assessment so that their evaluation practice is grounded and produces results beyond the assignment of grades. Evaluating goes far beyond applying tests. The teacher must consider all the construction, the reasoning, the knowledge of the student in the classroom, performing a continuous reflection during the teaching process. That is, to evaluate is part of the teaching process. The development of this research aims to know and analyze the assessment conceptions of mathematics teachers of the Elementary School final years, taking as a starting point what is proposed in the documents that guide the teaching work about evaluation and what the researches on the subject advocate, therefore, from the "proposed" to the "revealed".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleAvaliação em matemática: do proposto ao reveladopt_BR
dc.title.alternativeAssessment in mathematics: from the proposed to the revealedpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA avaliação é um assunto muito importante para a educação. É imprescindível que todos os professores conheçam as teorias e concepções de avaliação, de modo que sua prática avaliativa seja fundamentada e produza resultados para além da atribuição de notas. Avaliar vai muito além de aplicar provas. O docente deve considerar toda a construção, o raciocínio, o conhecimento do aluno em sala de aula, realizando uma reflexão contínua durante o processo de ensino, ou seja, avaliar é parte do processo de ensino. O desenvolvimento desta pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de avaliação dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, tomando como ponto de partida o que é proposto nos documentos que orientam o trabalho docente em relação à avaliação e o que preconizam às pesquisas que dizem do assunto, por isso, do “proposto” ao “revelado”.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.referee2Pin, Aline Keryn
dc.contributor.referee3Tortola, Emerson
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaomatematicapropostorevelado.pdf820,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.