Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Arnor Agreli
dc.date.accessioned2020-11-19T12:36:26Z-
dc.date.available2020-11-19T12:36:26Z-
dc.date.issued2016-06-16
dc.identifier.citationFERREIRA, Arnor Agreli. Análise de modelos simplificados para determinação do fluxo de saturação em interseções semaforizadas da cidade de Toledo-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15697-
dc.description.abstractRegarding traffic lights planning projects, no matter the method, the obtainment the saturation flow ratio is required (FS), in order to define the green time. The DENATRAN manual indicates the obtaining of this parameter through vehicle-counting and frequency histogram analysis. However, this method may be costly. Thus, it is verified the existence of a range of methods, both national and international ones, which aims to estimate FS. Generally, these methods have been developed in large cities with high vehicle flows. In this way, there was an analysis of the main simplified models in order to estimate the FS in intersections with traffic lights in Toledo, Paraná. In total, it were evaluated five national and eight international models. For the validation of these models, the results were compared to values obtained from the Shanteau’s cumulative curve, which consists of the analysis of onsite video records. The models that presented a relative-residue lower than 20% were validated. In total, seven out of thirteen models analyzed were considered applicable for the FS data collection at the city of Toledo-PR. In addition, three different models were generated from multiple regression resulting from field data, which resulted in a relative residue lower than 13%. Nonetheless, all the models have presented a determination coefficient lower than 50%. In a general way, it is verified that the saturation flow values are influenced by the driver’s behavior, especially because of line vehicles close proximity (gap), and speed and, therefore, resulting in the obtainment of a low determination coefficient. The research also allowed the analysis of the passenger car equivalent factor (double saturated headway analysis) and the initial time loss (Shanteau’s cumulative curve) onsite.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectTrânsito - Controle eletrônicopt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectElectronic traffic controlspt_BR
dc.titleAnálise de modelos simplificados para determinação do fluxo de saturação em interseções semaforizadas da cidade de Toledo-PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of simplified models for determining the saturation flow at signalized intersections in the city of Toledo-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPara projetos de programação semafórica, independentemente do método, é necessário a obtenção do fluxo de saturação (FS) para definição dos tempos de verde. O manual do DENATRAN indica a obtenção desse parâmetro a partir da contagem de veículos e análise de histograma de frequência. No entanto, esse método pode ser caro e dispendioso. Com isso, verifica-se a existência de vários métodos, nacionais e internacionais, para a estimativa do FS. Geralmente esses métodos foram desenvolvidos em cidades de grande porte, com alto fluxo de veículos. Nesse sentido, realizou-se uma análise dos principais modelos simplificados para a estimativa do FS em interseções semaforizadas da cidade de Toledo, Paraná. No total foram avaliados cinco modelos nacionais e oito internacionais. Para validação desses modelos, compararam-se os resultados com os valores obtidos pela curva acumulativa de Shanteau, que consiste na análise de filmagem de tráfego in loco. Foram validados os modelos que apresentaram resíduo relativo inferior a 20%. No total, foram considerados aplicáveis para o levantamento do FS na cidade de Toledo-PR sete, dos treze modelos analisados. Também foram gerados três diferentes modelos a partir de regressão múltipla dos dados de campo, que permitiram resíduo relativo inferior à 13%. Mesmo assim, todos os modelos apresentaram coeficiente de determinação inferior à 50%. De maneira geral, verifica-se que os valores de fluxo de saturação são influenciados pelo comportamento do motorista, especialmente pela proximidade dos veículos na fila (gap) e velocidade e, por isso, a obtenção de valores de coeficiente de determinação baixo. O estudo também permitiu analisar os fatores de equivalência veicular (análise do headway duplo saturado) e o tempo perdido inicial (curva acumulativa de Shanteau) in loco.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Patrícia Casarotto de
dc.contributor.advisor-co1Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha
dc.contributor.referee1Silva, Elmagno Catarino Santos
dc.contributor.referee2Faria, Fabiano de Paula Leite
dc.contributor.referee3Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha
dc.contributor.referee4Oliveira, Patrícia Casarotto de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
determinacaofluxointersecoessemaforizadas.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.