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dc.creatorHoffmann, Luana Gabriela
dc.date.accessioned2020-11-19T12:36:20Z-
dc.date.available2020-11-19T12:36:20Z-
dc.date.issued2015-11-26
dc.identifier.citationHOFFMANN, Luana Gabriela. Simulação numérica de prova de carga de estaca escavada na região oeste do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15692-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFundações (Engenharia)pt_BR
dc.subjectMecânica do solopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectFoundationspt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.titleSimulação numérica de prova de carga de estaca escavada na região oeste do Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o processo de modelagem de uma prova de carga estática, através do método dos elementos finitos, utilizando um programa computacional, com o objetivo de determinar a carga de ruptura de uma estaca escavada e seu respectivo recalque no solo da região Oeste do Paraná. A validação do modelo foi feita buscando reproduzir uma prova de carga realizada na região. Para isto, foram determinados parâmetros geotécnicos iniciais através de pesquisas bibliográficas para serem adotados na modelagem, em seguida, verificaram-se como tais parâmetros influenciam o comportamento solo e estrutura. Os parâmetros geotécnicos possuíram influência direta sobre o desempenho do modelo para a faixa de variação estudada, ou seja, quanto maior o valor do parâmetro menor foram os deslocamentos e por consequência maior é a carga de ruptura. Para atingir o objetivo da pesquisa variaram-se o módulo de elasticidade, o coeficiente de aderência e a coesão, até atingir uma curva de carga aplicada x deslocamento que reproduzisse a carga de ruptura e o recalque obtidos pela prova de carga utilizada na validação. Com os valores dos parâmetros que atingiram os resultados esperados, propuseram-se equações em função do índice de resistência a penetração do solo (SPT), para que estes possam ser utilizados em outras simulações de provas de carga estáticas.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Brum Junior, Sérgio Antônio
dc.contributor.referee1Savaris, Gustavo
dc.contributor.referee2Costa, Guilherme Alan Souza
dc.contributor.referee3Brum Junior, Sérgio Antônio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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