Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDusi, Francisco Emilio-
dc.date.accessioned2016-02-22T18:51:40Z-
dc.date.available2016-02-22T18:51:40Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationDUSI, Francisco Emilio. Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553-
dc.description.abstractThere are many problems related to decision-making in the transportation sector, such as logistics, maintenance costs, customer satisfaction and downtime for maintenance, among others. Thus, more research, studies and models need to be developed in order to support decision-making to reduce such problems. This study aims to support decision-making in relation to problems that may arise in the area of public transportation. For decision-makers in the transportation sector, maintenance alternatives are required that can be potentially effective for solving problems in order of priority. In the multi-criteria approach, a model is proposed which offers a ranking for these alternatives in an order of priority through decision-making based on the ELECTRE II outranking method. This model also considers subjective and objective aspects simultaneously, in order to provide decision-makers with a clearer and more comprehensive view, in which the alternatives can address the multiple objectives set by companies. This is done by considering the preferences of decision-makers through focusing on sustainability and economic and environmental aspects. Through this model, it is possible to recognize the orders of priorities to support the management of maintenance, as well as the major potential alternatives to solve problems related to maintenance downtime that affect intercity buses. This study discusses the results of an application of this model within a public transportation company in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectTransportation - Planningpt_BR
dc.titleOrdenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutençãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoExistem muitas decisões a serem tomadas no setor de transportes, tais como logística, custos de manutenção, satisfação do cliente e tempo de parada para manutenção, entre outros. Assim, mais pesquisas, estudos e modelos precisam ser desenvolvidos a fim de fornecer opções para o apoio a decisão para a redução desses problemas. Este estudo tem como objetivo apoiar a tomada de decisão em relação aos problemas na área de transporte público. Para os tomadores de decisão no setor de transportes, são necessárias alternativas de manutenção que podem ser potencialmente eficazes para resolver os problemas por ordem de prioridade.Com uma abordagem multicritério, é proposto um modelo que oferece uma classificação para essas alternativas em ordem de prioridade, para apoiar a tomada de decisão e com base no método ELECTRE II. Este modelo também considera os aspectos subjetivos e objetivos ao mesmo tempo, a fim de fornecer aos decisores uma visão mais clara e mais abrangente, onde as alternativas podem resolver os múltiplos objetivos definidos pelas empresas. Isso é realizado considerando-se as preferências dos decisores através de um enfoque sob os aspectos de sustentabilidade, econômicos e ambientais. Através deste modelo é possível reconhecer as ordens de prioridades para apoiar a gestão da manutenção, bem como as principais alternativas possíveis para resolver problemas relacionados com paradas de manutenção que afetam o setor de ônibus intermunicipais. Este estudo também apresenta os resultados de uma aplicação deste modelo dentro de uma empresa de transporte público no Brasil.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Trojan, Flavio-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Ivanir Luiz de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.