Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Henrique Silva
dc.date.accessioned2020-11-18T19:47:35Z-
dc.date.available2020-11-18T19:47:35Z-
dc.date.issued2018-06-28
dc.identifier.citationMUNIZ, Henrique Silva. Identificação e reaproveitamento de reagentes (amostras desconhecidas) das aulas de análise orgânica. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15381-
dc.description.abstractTeaching and research laboratories in chemistry generates a range of waste in the development of experimental classes and due to the specific characteristics pertaining to each compound or chemical substance, these are stored or packed in places in the specific warehouse.Over time, these compounds, they lose their validity or labelling, making it impossible to use or reuse of the same. The study sought to identify and reuse 34 samples were at random in the organic chemistry teaching lab of the UTFPR campus, from Pato Branco – School of Organic Analyses for the purpose of reuse for the same methods were used qualitative organic analysis, such as melting and boiling point, solubility, Lassaigne and specific tests for functional groups (alcohols, hydrocarbons, Carbonyl, etc), so was characterized with certain accuracy the samples. It was possible to identify a total of 32 samples, that were available for use in classes of Organic Analysis (AO37QB) of the UTFPR campus Pato Branco.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectCompostos orgânicospt_BR
dc.subjectResíduos orgânicospt_BR
dc.subjectChemistry, Organicpt_BR
dc.subjectOrganic compoundspt_BR
dc.subjectOrganic wastespt_BR
dc.titleIdentificação e reaproveitamento de reagentes (amostras desconhecidas) das aulas de análise orgânicapt_BR
dc.title.alternativeIdentification and reuse of reagents (unknown samples) of the organic analysis classespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoLaboratórios de ensino e pesquisa em química geram uma gama de resíduos no desenvolvimento de aulas experimentais e devido as características específicas referente à cada composto ou substância química, estes são guardados ou acondicionados em lugares específicos no almoxarifado de química. Com o passar do tempo, estes compostos, perdem o prazo de validade ou a rotulagem, tornando-se impossível a utilização ou reutilização dos mesmos. O trabalho buscou identificar e reutilizar 34 amostras que se encontravam a esmo no laboratório de química orgânica de ensino da UTFPR – campus Pato Branco, oriundo das aulas de Análises Orgânica com o objetivo de reutilizar para a mesma, foram utilizados métodos analíticos qualitativos orgânicos, tais como: ponto de fusão e ebulição, solubilidade, Lassaigne e testes específicos para grupos funcionais (carbonila, álcoois, hidrocarbonetos, etc), assim caracterizou-se com certa precisão as amostras.. Foi possível identificar um total de 32 amostras, que ficaram a disposição para o uso em aulas de Análises Orgânica (AO37QB) da UTFPR campus Pato Branco.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Davi Costa
dc.contributor.referee1Silva, Davi Costa
dc.contributor.referee2Rodrigues, Marcio Barreto
dc.contributor.referee3Pacheco , Juan Masías Sánez
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAQUI_2018_1_4.pdf724,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.