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dc.creatorMorlin, Fernando Vinícius
dc.date.accessioned2020-11-18T18:44:04Z-
dc.date.available2020-11-18T18:44:04Z-
dc.date.issued2017-11-17
dc.identifier.citationMORLIN, Fernando Vinícius. Análise da dinâmica vertical de um veículo fora de estrada. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15215-
dc.description.abstractA vehicle is a dynamic system whose vibration behaviour is an important criterion. The vibration perception by the vehicle occupants is dependent on the system properties, and in this way, performance and safety characteristics have to be considered. The present work investigates the ride aspects of an off-road vehicle by comparison of natural frequencies, damping ratios and acceleration submitted to the vehicle chassis for different isolation system configurations. In this regard, linear models were fed by experimental data and the optimal configuration choice is based on literature and normative values.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectDynamicspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.titleAnálise da dinâmica vertical de um veículo fora de estradapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of off-road vehicle ride pynamicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm veículo é um sistema dinâmico cujo comportamento vibratório é um critério de grande importância. A percepção da vibração por parte dos ocupantes está ligada às propriedades desse sistema, sendo necessário considerar características referentes a desempenho e segurança. Neste trabalho, foram avaliados aspectos da dinâmica vertical de um veículo do tipo fora de estrada, ou todo terreno, através de comparação de valores de frequências naturais, fatores de amortecimento e acelerações impostas à carroceria para diferentes configurações de seu sistema de isolamento. Para isso, modelos lineares foram alimentados com dados obtidos por meio de ensaios experimentais. A análise das melhores configurações se baseou em valores de referência, seja da literatura clássica ou definidos normativamente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Novak, Paulo Rogerio
dc.contributor.referee1Rossetto, Diego Rizzotto
dc.contributor.referee2Ferreira, Douglas da Costa
dc.contributor.referee3Novak, Paulo Rogerio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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