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dc.creatorSouza, Claudir de
dc.date.accessioned2020-11-18T18:42:34Z-
dc.date.available2020-11-18T18:42:34Z-
dc.date.issued2017-06-09
dc.identifier.citationSOUZA, Claudir de. Estudo da transferência de calor da câmara fria de um motor Stirling tipo gama. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15185-
dc.description.abstractIn this work a study was made diming to improve the Stirling engine type gama, designed and built by Crestani (2016). The Stirling engine works with an expansion and contraction of a confined gas generating work. This phenomenon occurred due the temperature level, being one hot part (where the heat is supplied) and a cold part (where the heat is withdrawn). This engine, which was built, uses running water to make the cold part of the engine cool. Thus, the study of heat transfer in the cold chamber of the Stirling engine was approached with the purpose of using a closed system to cool the cold part. The internal geometry of the cold chamber has been simplified with suitable approximations to facilitate calculations of heat exchanges. It was a step-by-step methodology, dividing the problem into small groups and comparing it as existing interactions. The results were obtained through iterative calculations, making a balance of energy between each of the regions, using the equations to determine the variables of interest. The entire process was considered as permanent regime, thus eliminating temperature variations over time. The study shows that the heat transfer by natural convection can be neglected in relation to forced convection. The thermal power to be withdrawn from the cold part of the engine is approximately 780W.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMeios de transferência de calorpt_BR
dc.subjectCalor - Transmissãopt_BR
dc.subjectMáquinas térmicaspt_BR
dc.subjectHeat-transfer mediapt_BR
dc.subjectHeat - Transmissionpt_BR
dc.subjectHeat-enginespt_BR
dc.titleEstudo da transferência de calor da câmara fria de um motor Stirling tipo gamapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foi feito um estudo para melhorar o motor Stirling tipo Gama, projetado e construído por Crestani (2016). O motor Stirling trabalha com a expansão e contração de um gás confinado gerando trabalho. Esse fenômeno que ocorre devido ao gradiente de temperatura, sendo uma parte quente (onde o calor é fornecido) e uma parte fria (onde o calor é retirado). Esse motor, que foi construído, utiliza água corrente para realizar o arrefecimento da parte fria. Assim, o estudo da tranferência de calor na câmara fria do motor Stirling foi abordada, com o objetivo de utilizar um sistema fechado para arrefecer a parte fria. A geometria interna da câmara fria foi simplificada com aproximações pertinentes para facilitar os cálculos das trocas de calor. Foi utilizada uma metodologia passo a passo, dividindo o problema em pequenos grupos e comparando as interações existentes. Os resultados foram obtidos através de cálculos iterativos, fazendo um balanço de energia entre cada uma das regiões, utilizando as equações para determinar as variáveis de interesse. Todo o processo foi considerado como regime permanente, eliminando assim as variações de temperatura com o tempo. O estudo mostra que a tranferência de calor por convecção natural pode ser desprezada em relação à convecção forçada. A potência térmica a ser retirada da parte fria do motor é aproximadamente 780W.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Nakaura, Marcio Tadayuki
dc.contributor.referee1Nascimento, Luis Antonio Brum do
dc.contributor.referee2Adamczuk, Paulo Cezar
dc.contributor.referee3Nakaura, Marcio Tadayuki
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALORpt_BR
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