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dc.creatorCardoso, Miguel Aguirre
dc.date.accessioned2020-11-18T17:35:44Z-
dc.date.available2020-11-18T17:35:44Z-
dc.date.issued2012-06-20
dc.identifier.citationCARDOSO, Miguel Aguirre. Metodologia para projeto de controladores de amortecimento para sistemas elétricos de potência. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14967-
dc.description.abstractThis paper proposes a methodology to design damping controllers for power systems based on the energy of the system output as a performance index. The proposed methodology aims to provide an alternative to the design techniques based on the regional pole placement in the form of linear matrix inequalities, providing less computer effort, promoting its applications in high-order systems. Control formulation problems, in the form of linear matrix inequalities, related to the synthesis of damping controllers are discussed in the paper. The stages of the project will be characterized, the control problem proposed solution, as well the tests and results due to the formulation of the proposed damping control methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEletrônica de potênciapt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétricapt_BR
dc.subjectControladores programáveispt_BR
dc.subjectPower electronicspt_BR
dc.subjectElectric power systemspt_BR
dc.subjectProgrammable controllerspt_BR
dc.titleMetodologia para projeto de controladores de amortecimento para sistemas elétricos de potênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma metodologia de projeto de controladores de amortecimento para sistemas elétricos de potência baseada no uso da energia da saída como índice de desempenho. A metodologia proposta visa oferecer uma alternativa as técnicas de projeto de controladores de amortecimento baseadas no posicionamento regional de polos na forma de desigualdades matriciais lineares, oferecendo um menor dispêndio computacional, favorecendo sua aplicação em sistemas de ordem elevada. Formulações de problemas de controle, na forma de desigualdades matriciais lineares, referentes à síntese de controladores de amortecimento são abordadas no trabalho. Serão caracterizadas as etapas do projeto, a solução proposta para o problema de controle, assim como resultados e testes decorrentes da elaboração da metodologia de controle de amortecimento proposta.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ricardo Vasques de
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapt_BR
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