Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Thaisa-
dc.date.accessioned2016-02-03T21:14:03Z-
dc.date.available2016-02-03T21:14:03Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thaisa. Modelo cognitivo para estruturar as atividades-chave do planejamento estratégico de produto no Fuzzy Front-End. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1489-
dc.description.abstractStrategic product planning (SPP) for new product development (NPD) in the fuzzy front end (FFE) requires high cognitive effort from managers and practitioners, since the large number of Activities as well as the high level of interdependence Among Them And Also the peculiarities of each project make the structuring Activities the messy problem. In order to structure key Activities on SPP in the FFE, we propose the cognitive model using the Strategic Options Development and Analysis (SODA) method. The Proposed model was applied in two Brazilian industries from the food sector. This study revealed that the activities in the FFE report to each other in a hierarchical mannered, with a high level of complexity, and some Activities behave the other options the strategies and the other goals. The activities found in the food sector are similar to those found in the mobile sector, but have some differences due to peculiarities of each sector. We recommend the cognitive model to assist managers and practitioners structuring Activities on SPP.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectNew productspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleProposta de modelo cognitivo para estruturar atividades-chave do planejamento estratégico do produto no Fuzzy Front-Endpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Planejamento Estratégico de Produto (PEP) faz parte da macro-fase inicial do Processo de Desenvolvimento de produtos (PDP) conhecida como Fuzzy Front-End (FFE), que exige alto esforço cognitivo de gestores e profissionais, uma vez que o grande número de atividades, bem como o alto nível de interdependência entre elas e também as peculiaridades de cada projeto faz com que as atividades estruturantes sejam um problema complexo. A fim de estruturar as principais atividades em PEP no FFE, propôs-se um modelo cognitivo usando o Strategic Options Development and Analysis (SODA). O modelo proposto foi aplicado em quatro indústrias brasileiras, duas do setor de alimentos e duas do setor de móveis. O estudo revelou que as atividades no FFE se relacionam entre si de uma forma hierárquica, com um alto nível de complexidade e algumas atividades se comportam como estratégias, como opções, ou ainda como objetivos ou metas. As atividades encontradas no setor de alimentos são parecidas com as encontradas no setor de móveis, mas possuem algumas diferenças devido a peculiaridades de cada setor. Recomenda-se o modelo cognitivo para apoiar os gestores e profissionais na estruturação das atividades de PEP.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini Junior, Aldo-
dc.contributor.advisor-co1Sola, Antônio Vanderley Herrero-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Rodrigues, Thaisa_2015.PDF2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.