Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSotiles, Anne Raquel
dc.date.accessioned2020-11-18T14:41:21Z-
dc.date.available2020-11-18T14:41:21Z-
dc.date.issued2014-08-13
dc.identifier.citationSOTILES, Anne Raquel. Análise e readequação de protocolos experimentais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14861-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze and test practical classes currently held in the first year of high school at a school in southwestern Paraná, seeking cost-effective when reduced expenditures of reagents but, above all, the decrease waste formed in these practical classes. In the case of an educational institution, it must turn to the awareness of students about the environmental impacts caused by excess waste, guided by the concepts of Green Chemistry and Environmental Chemistry and sustainability in order to decrease time, energy and necessary for the treatment of waste materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectResíduos perigosospt_BR
dc.subjectChemistry (High School)pt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectHazardous wastespt_BR
dc.titleAnálise e readequação de protocolos experimentais na disciplina de química no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo a análise e teste de aulas práticas atualmente realizadas no primeiro ano do ensino médio de uma escola do sudoeste do Paraná, visando o custo-benefício quando da diminuição do gasto de reagentes, mas, acima de tudo, a diminuição dos resíduos formados nessas aulas práticas. Em se tratando de uma instituição de ensino, esta deve voltar-se para a conscientização de seus alunos quanto aos impactos ambientais causados pelo excesso de resíduos, norteados pelos conceitos de Química Verde e Química Ambiental e da sustentabilidade, tendo em vista a diminuição de tempo, energia e materiais necessários para o tratamento de resíduos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Vanderlei Aparecido de
dc.contributor.advisor-co1Santos, Larissa Macedo dos
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAQUI_2014_1_01.pdf779,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.