Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCogo, Priscila Morgana
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:42Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:42Z-
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationCOGO, Priscila Morgana. Experimentos em sala de aula para o ensino de química no ensino médio: motivação para o aprendizado das ciências. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14836-
dc.description.abstractChemical is present in our lives, in food, in our body. In order to understand the chemistry students need to associate it transforms and events around you, so that you can solve problems and criticize arising in everyday life. The chemistry is not restricted to the theory, but that the process of teaching and learning is more effective, it is necessary to carry out experiments in order to facilitate understanding, and in this sense the theory and practice need to have a synergistic effect. Many schools have difficulties in conducting experimental classes, because they have no suitable laboratories. This work proposes simple experiments and statements made in the classroom with low-cost materials encountered in everyday life, assisting in understanding the theory. Initially a questionnaire was administered before and after applying a similar project in order to make the analysis as to the use and interest of students. Through the analysis of the questionnaires, comments and students' participation in the project, it is clear that the experimental activity in the discipline of chemistry is necessary, because the understanding of the theory is easier and the student understands what the teacher explains feels motivated to learn.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.titleExperimentos em sala de aula para o ensino de química no ensino médio: motivação para o aprendizado das ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA química está presente na nossa vida, nos alimentos, no nosso corpo. Para poder entender a química os alunos precisam associá-la as transformações e acontecimentos ao seu redor, de maneira que possa solucionar e criticar problemas decorrentes no cotidiano. A química não se restringe apenas à teoria, mas para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais efetivo, é necessária a realização de experimentos para poder facilitar a sua compreensão, e nesse sentido teoria e prática precisam ter um efeito sinérgico. Muitas escolas possuem dificuldades na realização de aulas experimentais, pois não possuem laboratórios adequados. Este trabalho propõe a realização de experimentos simples e demonstrativos feitos em sala de aula com materiais de baixo custo encontrados no dia-a-dia, auxiliando na compreensão da teoria. Inicialmente foi aplicado um questionário antes e outro semelhante após a aplicação do projeto, de modo a fazer a análise quanto ao aproveitamento e interesse dos alunos. Por intermédio das análises dos questionários, dos comentários e participação dos alunos no projeto, percebe-se que a atividade experimental na disciplina de química é necessária, pois a compreensão da teoria é mais fácil e o aluno compreendendo o que o professor explica sente-se motivado a aprender.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferri, Elídia Aparecida Vetter
dc.contributor.advisor-co1Zorel Junior, Henrique Emilio
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_2_10.PDF1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.