Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSefstrom, Carolina
dc.date.accessioned2020-11-18T14:40:37Z-
dc.date.available2020-11-18T14:40:37Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationSEFSTROM, Carolina. Elaboração de material didático para o ensino de análise instrumental. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14831-
dc.description.abstractCurrently, demand is distinct from traditional pedagogy. Something that makes the teacher a mediator in a subject group of students using a method that achieves the ultimate goal of a classroom: learning from them. The process of teaching and learning requires more than the teacher transfer the contents so that students feel attracted to the subject. Thus, the resource materials are the role of mediators, both for teachers who can teach in a dynamic way, and for students interested in the content, developing their learning significantly. The use of alternative methodologies does not replace traditional teaching, but to fill the gaps that the traditional method ends up leaving. It is a renewal in the way of teaching, combining theory and practice, making these alternative activities the student closer to reality. The objective of this study was to develop an educational resource, through use and reuse of parts and the structure of a spectrophotometer monofeixe damaged, as well as the evaluation of this as a teaching tool in the discipline of Instrumental Analysis. The main results indicated that there was a better understanding of the functioning of the device by the students, since evaluating the activities, presented the highest percentage of correct answers was the one who disposed of the teaching resource as a basis for explanation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleElaboração de material didático para o ensino de análise instrumentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, se procura por uma pedagogia distinta da tradicional. Algo, que faça do professor um sujeito mediador de um grupo de alunos utilizando uma metodologia que alcance o objetivo principal de uma aula: a aprendizagem dos mesmos. O processo de ensino-aprendizagem exige cada vez mais que o professor repasse os conteúdos de forma com que os alunos se sintam atraídos pelo assunto. Dessa forma, os recursos didáticos fazem o papel de mediadores, tanto para os professores, que conseguem ensinar de forma dinâmica, quanto para os alunos que se interessam pelo conteúdo, desenvolvendo significativamente sua aprendizagem. A utilização de metodologias alternativas não vem substituir o ensino tradicional, mas sim, preencher os espaços vazios que o método tradicional acaba deixando. É uma renovação no modo de ensinar, combinando teoria e prática, fazendo com que essas atividades alternativas aproximem o aluno da realidade. O objetivo do presente trabalho foi elaborar um recurso didático, através do aproveitamento e reutilização das peças e da estrutura de um espectrofotômetro monofeixe danificado, bem como a avaliação deste como ferramenta de ensino na disciplina de Análise Instrumental. Os principais resultados obtidos indicaram que houve um melhor entendimento do funcionamento do aparelho por parte dos alunos, visto que avaliando as atividades realizadas, a que apresentou maior porcentagem de acertos foi aquela que dispôs do recurso didático como base de explicação.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcio Barreto
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_1_02.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.