Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDassi, Camila Caroline Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-18T14:28:05Z-
dc.date.available2020-11-18T14:28:05Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationDASSI, Camila Caroline Oliveira. Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786-
dc.description.abstractAcquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this undergraduate thesis aims to make a bibliographical review on bilingualism and especially the benefits found in acquiring a second language in childhood, later to present the challenges that can be found during this course and to comment on some cognitive and cerebral aspects that involve this process. To reach this goal the research will be based on literature data that refer to the theme. The data will be analyzed in order to understand the contribution of studies on bilingualism in childhood to our society and for future research, reflecting on the advantages and challenges encountered in the acquisition process of a second language, taking into account the individual and social characteristics of each apprentice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBilingüismo em criançaspt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectBilinguism in childrenpt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectCognition in childrenpt_BR
dc.titleOs benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebralpt_BR
dc.title.alternativeThe benefits and challenge of childhood bilingualism and cognitive brain developmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAdquirir ou desenvolver uma segunda língua durante a infância pode trazer inúmeros benefícios para o ser humano, pois a principal ferramenta da comunicação no mundo é a linguagem e é através dela que interagimos socialmente acrescentando diversas experiências de relações sociais ao longo da vida. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, fazer uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e, especialmente os benefícios encontrados em adquirir uma segunda língua na infância, posteriormente apresentar os desafios que podem ser encontrados durante esse percurso e comentar sobre aspectos cognitivos e cerebrais que envolvem esse processo. Para atingir esse objetivo a pesquisa se baseará em dados da literatura que se referem ao tema. Os dados serão analisados com a finalidade de perceber a contribuição dos estudos sobre o bilinguismo na infância para nossa sociedade e para pesquisas futuras, refletindo sobre as vantagens e desafios encontrados nos processo de aquisição de uma segunda língua, levando em consideração as características individuais e sociais de cada aprendiz.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee1Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee2Camilotti, Camila Paula
dc.contributor.referee3Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_07.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.