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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bagestão, Aline Damiane | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:27:55Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:27:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | |
dc.identifier.citation | BAGESTÃO, Aline Damiane. O ensino de língua inglesa na educação básica: um comparativo entre as perspectivas dos alunos da escola pública e privada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14783 | - |
dc.description.abstract | Globalization and easy access to new technologies, the teaching of English has become a great ally so that communication happens faster and more efficiently. At that, the present study aims to investigate elementary school students’ perspectives 8th and 9th grade about English language teaching comparing the perspectives of public and private school students. For this, we chose two schools in Coronel Vivida/ PR, a public school and a private school. In this work, the qualitative-interpretative perspective was used as a methodology, focusing on the case study (LESSARD-HÉBERT et al, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003; and YIN, 2001), which investigated the perceptions of the students mentioned above. The theoretical discussion focused on the relation of concepts such as the dialogical perspective of language (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN / VOLOSHINOV, 2004), language as a discourse and social practice (JORDÃO, 2006), and the different views on ideology and the English language teaching (CHAUI, 2008; CRYSTAL, 2003; DAGIOS, 2017; GIMENEZ et al, 2011; JORDÃO, 2006; PASSONI, 2018). From the analysis, it was noticed that the ideologies of the students do not change in a relatively great way, besides, when we think about English and the globalization, we could observe that in the public school as much in the private one, it is through means of communication and the Internet that these students have contact with English outside of school. This research also helps us reflect about the importance of English classes in basic education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.subject | Globalization | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua inglesa na educação básica: um comparativo entre as perspectivas dos alunos da escola pública e privada | pt_BR |
dc.title.alternative | English language teaching on basic education: a comparison between public and private school students perspectives | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a globalização e o fácil acesso as novas tecnologias, o ensino da língua inglesa tem se tornado grande aliado para que a comunicação aconteça de uma forma mais rápida e eficiente. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Fundamental do 8º e 9º ano em relação ao ensino de língua inglesa comparando as perspectivas dos alunos da escola pública e privada. Para isso, foram contrastadas duas escolas do município de Coronel Vivida/PR, uma escola estadual e uma escola particular. Neste trabalho utilizou-se como metodologia a perspectiva qualitativa-interpretativista, com foco no estudo de caso (LESSARD-HÉBERT et al, 2012; MARCONI; LAKATOS, 2003; e YIN, 2001) de modo à investigar, as percepções dos alunos acima mencionados. A análise dos dados aconteceu por meio das discussões sobre a perspectiva dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2004), a visão de língua como discurso e prática social (JORDÃO, 2006), e as diferentes visões sobre a ideologia e o ensino de língua inglesa (CHAUI, 2008; CRYSTAL, 2003; DAGIOS, 2017; GIMENEZ et al, 2011; JORDÃO, 2006; PASSONI, 2018). A partir da análise, percebeu-se que as ideologias dos alunos não se diferem de uma forma relativamente muito grande, além disso, ao pensarmos no inglês e a globalização, pudemos observar que tanto na escola pública quanto na privada, é através dos meios de comunicação e da internet que estes alunos têm contato com o inglês fora da escola. Esta pesquisa também nos ajuda a refletir sobre a importância das aulas de inglês na educação básica. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dagios, Marcele Garbin | |
dc.contributor.referee1 | Dagios, Marcele Garbin | |
dc.contributor.referee2 | Passoni, Taisa Pinetti | |
dc.contributor.referee3 | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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