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dc.creatorAfonso, Alberto Cesar
dc.date.accessioned2020-11-18T14:27:48Z-
dc.date.available2020-11-18T14:27:48Z-
dc.date.issued2018-12-03
dc.identifier.citationAFONSO, Alberto Cesar. O uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14781-
dc.description.abstractThis paper intends to present a quantitative-qualitative research that investigated the use of music in teaching-learning English at Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) at Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) in Pato Branco PR. The study was motivated by an interest in oral comprehension, a skill less commonly investigated than speech, reading and writing skills in the area of Second Language Acquisition (SLA). This research is guided by the hypothesis of the affective filter (KRASHEN, 1982) and also by the motivation factor Gardner (1985, apud CAVENAGHI, 2009). To achieve this goal, a group of four ENGLISH V students (intermediate level) were invited to participate in a short study using music for teaching-learning English (L2). Thus, two songs were used in LI, the first one was unknown to the participants and the second was known by the four participants. Data were collected by filling in gaps with the lyrics of two songs and a structured questionnaire. The data were analyzed quantitatively and qualitatively revealing some characteristics of teaching-learning of LI mediated by songs. The results of the tasks show that the participants had a higher scores in the task with the unknown song compared to the one with known song. The peculiarities of this result were analyzed qualitatively considering the problems found according to the criteria of structural, lexical or phonetic level. The data from the questionnaire structured on students' perceptions regarding the use of music in the English language classroom demonstrate that the activities with songs generated motivation regarding the use of music for learning of LI according to the participants of the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.subjectCanções em inglêspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectMusic and languagept_BR
dc.subjectSongs, Englishpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleO uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeThe use of music in teaching-learning englishpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que investigou o uso da música no ensino aprendizagem de inglês no contexto do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato branco. O estudo foi motivado pelo interesse na compreensão oral, uma habilidade menos estudada do que as habilidades de fala, leitura e escrita na área de aquisição. Este trabalho é norteado pela hipótese do filtro afetivo (KRASHEN, 1982) e também pelo fator motivação Gardner (1985, apud CAVENAGHI, 2009). Para atingir tal objetivo, convidou-se um grupo de quatro alunos do INGLÊS V (nível intermediário) para participar de um curto estudo utilizando música para o ensino-aprendizagem do Inglês (L2). Sendo assim, usaram-se duas canções em LI, a primeira, era desconhecida dos participantes e a segunda era conhecida pelos quatro participantes. Os dados foram coletados por meio de tarefas de preenchimento de lacunas com as letras de duas canções e de um questionário estruturado. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente revelando algumas características do ensino-aprendizagem de LI mediado por canções. Os resultados das tarefas mostram que os participantes tiveram maior score de acertos na tarefa com a canção desconhecida em comparação com a da canção conhecida. As peculiaridades desse resultado foram analisadas qualitativamente considerando os problemas encontrados de acordo com os critérios de nível estrutural, lexical ou fonético. Já os dados do questionário estruturado sobre a percepção dos alunos quanto ao uso da música em sala de aula de Língua Inglesa demonstram que as atividades com canções geraram motivação quanto ao uso da música para aprendizagem da LI de acordo com os participantes da pesquisa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee1Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee2Stankiewicz, Mariese Ribas
dc.contributor.referee3Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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