Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCompagnoni, Mayara
dc.date.accessioned2020-11-18T14:23:52Z-
dc.date.available2020-11-18T14:23:52Z-
dc.date.issued2017-11-27
dc.identifier.citationCOMPAGNONI, Mayara. O trabalho com gêneros textuais na modalidade de ensino especial. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14683-
dc.description.abstractThe present work presents as main proposal an analysis about the use of the textual genres in the schools of Special Education modality, intends to verify which are the genres used, which are more effective, and how the genres are applied and suitable during classes to better attend the needs of the students, since in each class there are limitations on differences between students. The interest in this subject was a personal motivation, since the researcher had a very close loved one with an intellectual disability and often accompanied him in a school environment, when he still attended. The information for the proposal of the work and the data collection through questionnaires applied as teachers and observation of classes in the Carlos Almeida School of Basic Education Special Modality - Pato Branco. As a theoretical basis for the development of work, such as authors, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, among others. The results obtained in the questionnaires and observations of the classes allow us to verify that in this mode of teaching, the genre are essential in the work of the native language, and that in the same class, as teachers apply works with different genres, adapting them to the difficulties of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleO trabalho com gêneros textuais na modalidade de ensino especialpt_BR
dc.title.alternativeThe work with textual genres in the modality of special educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como proposta principal uma análise sobre o uso dos gêneros textuais nas escolas de modalidade Educação Especial, com vistas a verificar quais são os gêneros utilizados, quais os considerados mais eficazes, e como esses gêneros são aplicados e adequados durante as aulas para melhor atender às necessidades dos alunos, visto que em cada classe há limitações diferenciadas entre os estudantes. O interesse por esse tema, deu-se por uma motivação pessoal, posto que a pesquisadora tem um ente querido muito próximo com deficiência intelectual e o acompanhava, muitas vezes, no ambiente escolar, quando ele ainda o frequentava. As informações para a proposta do trabalho foram coletadas através de questionários aplicados com as professoras e observação de aulas na Escola Carlos Almeida de Educação Básica Modalidade Especial - Pato Branco. Como embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados autores como, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, entre outros. Os resultados obtidos nos questionários e observações das aulas permitiram verificar que nessa modalidade de ensino os gêneros são essenciais no trabalho da língua materna, e que, em uma mesma turma, as professoras aplicam trabalhos com diferentes gêneros, adaptando-os às dificuldades dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee2Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee3Maia, Adriana Valério
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_25.pdf813,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.