Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBadiluk, Patricia Janaina
dc.creatorLoureiro, Renara
dc.date.accessioned2020-11-18T14:23:25Z-
dc.date.available2020-11-18T14:23:25Z-
dc.date.issued2017-11-28
dc.identifier.citationBADILUK, Patricia Janaina; LOUREIRO, Renara. A intertextualidade e a contribuição da literatura para a formação do leitor crítico a partir da análise das obras de Ruth Rocha. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14657-
dc.description.abstractThe present research aims at analyzing intertextuality in three children's literary works by contemporary brazilian author Ruth Rocha, as well as to organize some clarifications on Children's Literature, the role of the school, childhood and school in the process of critical development of the reader and the processes of training of the individual. It is also intended to argue about the importance of perception of intertextuality in the formation of the reader and highlight the importance of reading in childhood. Some authors have contributed to the development of theories related to children's literature, such as Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Ruth Rocha, Marisa Lajolo, Paulo Freire, among others. were used as basis for the development and accomplishment of this work. It is a descriptive and exploratory bibliographical research. It tries to clarify what is intertextuality and to identify its characteristics from the context of the production of the literary works under analysis. In this way, the main focus is based on the analysis of the intertextuality present in the children's books A Story with a Thousand Monkeys, Knife without Tip, Chicken without Foot and Romeo and Juliet by author Ruth Rocha. The aim is to recognize through intertextuality the characteristics and dialogues existing between distinct literary works, to establish a relation with the same historical moment of the production of the analyzed books and to emphasize the presence of intertextuality for a better understanding of the subject by the public. It is clear to the reader in formation the different possibilities of interpretation that may exist within a single literary work, adding in their intellectual and critical knowledge, new knowledge, in which the child is able to transform and recognize intertextuality through different situations of their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.titleA intertextualidade e a contribuição da literatura para a formação do leitor crítico a partir da análise das obras de Ruth Rochapt_BR
dc.title.alternativeThe intertextuality and contribution of literature to the formation of the critical reader from the analysis of the works of Ruth Rochapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa analisar a intertextualidade em três obras literárias infantis da autora brasileira contemporânea Ruth Rocha, bem como organizar alguns esclarecimentos sobre a Literatura Infantil, o papel da escola, a infância e escola no processo de desenvolvimento crítico do leitor e os processos de capacitação do indivíduo. Há também a intenção de argumentar sobre a importância de percepção da intertextualidade na formação do leitor, bem como a pretensão de destacar a pertinência da leitura na infância. Tomou-se como base teórica alguns autores e autoras que contribuíram para o desenvolvimento de teorias relacionadas à literatura para o público infantil, dentre eles destacam-se Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Ruth Rocha, Marisa Lajolo, Paulo Freire, entre outros, que foram utilizados como base para o desenvolvimento e concretização deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico descritivo e exploratório. Tenta-se esclarecer o que é intertextualidade e identificar suas características, a partir do contexto de produção das obras literárias em análise. Dessa forma, o foco principal tem por base a análise da intertextualidade presente nas obras infantojuvenis Uma História com Mil Macacos, Faca sem Ponta, Galinha sem Pé e Romeu e Julieta da autora Ruth Rocha. Com isso, busca-se reconhecer, por meio da intertextualidade, características e diálogos existentes entre obras literárias distintas, estabelecer uma relação com o momento histórico da produção dos livros analisados e ressaltar a presença da intertextualidade para melhor compreensão do assunto pelo público. Deixa-se claro, para o leitor em formação, as distintas possibilidades de interpretação que podem existir dentro de uma única obra literária, agregando em seu conhecimento intelectual e crítico, novos saberes, em que a criança é capaz de transformar e reconhecer a intertextualidade através de diversas situações de seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee1Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee2Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.contributor.referee3Gritti, Letícia Lemos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_27.pdf989,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.