Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMosele, Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-18T14:23:20Z-
dc.date.available2020-11-18T14:23:20Z-
dc.date.issued2016-11-21
dc.identifier.citationMOSELE, Fernanda. Elaboração de propostas didáticas para o ensino de português para imigrantes haitianos. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14652-
dc.description.abstractThe interest in this research began with the knowledge of the Portuguese teaching project for Haitian immigrants living in Pato Branco - Pr. In this sense, the project had as proposal to work the culture and the linguistic diversity in the teaching of Portuguese for Haitians. The main objectives of this study were to work orality and Portuguese language by these immigrants, based on the choice of themes that involve the culture of Brazil, with regard to cooking, parties and clothing. Were invited 12 informants from Haiti and currently living in Pato Branco, to participate in this research. A questionnaire was applied in order to know the level of knowledge of Portuguese of each informant. The project basically included three steps: observation and diagnosis of the difficulties of the apprentices; Preparation of activities; Implementation of activities. For activities, in addition to the material proposed in the classroom; The computer lab was used, since some activities required access to the internet and audios. Finally, the performance of the Haitian immigrants was verified, and if the didactic proposals allowed to overcome the difficulties of the group. According to the development and the participation of the members during the meetings, it can be concluded that the proposals had a positive result, taking into account all the contributions they had in the oral and written form of the immigrants, they were comprehensive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectImigrantes - Brasilpt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectImmigrants - Brazilpt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.titleElaboração de propostas didáticas para o ensino de português para imigrantes haitianospt_BR
dc.title.alternativePreparation of didactic proposals for the teaching of portuguese for haitian immigrantspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO interesse por esta pesquisa iniciou com o conhecimento do projeto de ensino de português para imigrantes haitianos residentes em Pato Branco - Pr. Nesse sentido, o projeto teve como proposta trabalhar a cultura e a diversidade linguística no ensino de português para haitianos. Os objetivos centrais deste estudo foram trabalhar a oralidade e a compreensão da língua portuguesa por esses imigrantes, a partir da escolha de temáticas que envolvessem a cultura do Brasil, no que se refere à culinária, festas e vestimentas. Para participar da pesquisa foram convidados 12 informantes provenientes do Haiti e residentes atualmente em Pato Branco. Foi aplicado um questionário para fins de saber o nível de conhecimento do português de cada informante. O projeto incluiu basicamente três etapas: observação e diagnóstico das dificuldades dos aprendizes; elaboração das atividades; aplicação das atividades. Para as atividades, além do material proposto em sala de aula; foi utilizado o laboratório de informática, uma vez que algumas atividades necessitaram do acesso à internet e a áudios. Por fim, foi verificado o desempenho dos imigrantes haitianos, e se as propostas didáticas permitiram suprir as dificuldades do grupo. Conforme o desenvolvimento e a participação dos integrantes durante os encontros, pode-se concluir que as propostas tiveram resultado positivo, levando em consideração todas as contribuições que tiveram na oralidade e escrita dos imigrantes, foram abrangentes.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee1Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee2Teis, Denize Terezinha
dc.contributor.referee3Parise, Lourdes Terezinha Graebin
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_09.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.