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dc.creatorMello, Josiane-
dc.date.accessioned2016-01-29T18:56:58Z-
dc.date.available2016-01-29T18:56:58Z-
dc.date.issued2012-10-30-
dc.identifier.citationMELLO, Josiane. O processo de criação de conhecimento organizacional durante a elaboração dos relatórios de sustentabilidade: um estudo de caso em uma organização de grande porte do setor de produtos de beleza. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1459-
dc.description.abstractThis study aims to identify the phases of organizational knowledge creation during the preparation of sustainability reports of a large company in the business of beauty products having as background the theory of organizational knowledge creation Nonaka and Takeuchi (1997, 2008). To this end, we sought initially to know the sources of information internal and external (formal and informal) used for the acquisition of knowledge by staff that operates the reporting organization's sustainability study. We also sought to understand how is the process of creating organizational knowledge during the preparation of sustainability reports, as well as the conversion of tacit and explicit knowledge for achieving global goals of the organization and sustainable. furthermore, we studied the conditions and factors that affect the process of knowledge creation based on the theory of Von Krogh, Ichijo and Nonaka (2001) to complement the theory proposed by Nonaka and Takeuchi (1997, 2008). This research is classified as applied, exploratory and descriptive approach with quantitative and qualitative analysis, in which we made use of the following: bibliographic, documentary and case study. The data collection instruments used were: questionnaire, semi-structured interview, the organization's sustainability reports from previous years (2009 and 2010) and other institutional documents available on the internet. The results of this study showed that the process of knowledge creation depends on data, information and knowledge from internal and external environment of the organization, where knowledge, resulting in a constant process of interaction, to be expanded organizationally, needs to be shared and distributed among team members who work in the preparation of sustainability reports of the studied company. Sources of information, when properly selected and operated, are great means of acquiring knowledge, making a quality differential to make sustainability reporting of an organization. the conversion of tacit and explicit knowledge helps the company studied in achieving global goals and sustainable through: heterogeneous composition of the team working on the preparation of sustainability reports, professional performance of this team runs through the three organizational levels: strategic, intermediate and operational, organizational culture focused on sustainability and use of it as an important means of storing and providing knowledge. Contexts compounds suitable for various conditions and factors can facilitate this process by promoting the flow of information and knowledge throughout the preparation of sustainability reports. The tools of information technology and communication, when used effectively, contributing in communication, collaboration and interaction among employees in that enable the exchange of information, ideas and experiences, thus leveraging the process of knowledge creation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleO processo de criação de conhecimento organizacional durante a elaboração dos relatórios de sustentabilidade: um estudo de caso em uma organização de grande porte do setor de produtos de belezapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo mapear o processo de criação de conhecimento organizacional durante a elaboração dos relatórios de sustentabilidade de uma empresa de grande porte no ramo de produtos de beleza, tendo como referência a teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi (1997, 2008). Para tal, buscou-se, inicialmente, conhecer as fontes de informação internas e externas (formais e informais) utilizadas para aquisição de conhecimento pela equipe que atua na elaboração dos relatórios de sustentabilidade da organização estudada. Procurou-se ainda compreender como ocorre o processo a conversão do conhecimento tácito e explícito para o alcance de metas globais e sustentáveis da referida organização. Além disso, foram estudadas as condições e fatores que interferem no processo de criação de conhecimento organizacional, tendo como base a teoria de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) para complementar a teoria proposta por Nonaka e Takeuchi (1997, 2008). Essa pesquisa é classificada como aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem de análise quantitativa e qualitativa, na qual se fez uso de procedimentos bibliográficos, documentais e estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram: questionário, entrevista semiestruturada, relatórios de sustentabilidade da organização dos anos anteriores (2009 e 2010) e outros documentos institucionais disponibilizados na internet. Os resultados desse estudo revelaram que o processo de criação de conhecimento organizacional depende de dados, informações e conhecimentos oriundos do meio interno e externo da organização. O conhecimento, resultante de um processo constante de interação, para ser ampliado organizacionalmente, necessita ser compartilhado e difundido entre os membros da equipe que atuam na elaboração dos relatórios de sustentabilidade da empresa estudada. As fontes de informação, quando bem selecionadas e exploradas, são ótimos meios de aquisição de conhecimentos, tornando-se um diferencial de qualidade para compor os relatórios de sustentabilidade de uma organização. A conversão do conhecimento tácito e explícito auxilia a empresa estudada no alcance de metas globais e sustentáveis, por meio de composição heterogênea da equipe que atua na elaboração dos relatórios de sustentabilidade, organizacional voltada para a sustentabilidade e utilização da TI como um importante meio de armazenagem e disponibilização de conhecimento. Contextos adequados compostos por diversas condições e fatores podem facilitar esse processo, fomentando o fluxo de informação e conhecimento ao longo da elaboração dos relatórios de sustentabilidade. As ferramentas da tecnologia da informação e comunicação, quando utilizadas eficientemente, contribuem na comunicação, colaboração e interação entre os funcionários na medida em que possibilitam a troca de informações, ideias e experiências, alavancando assim, o processo de criação de conhecimento organizacional.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
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